A Prefeitura de Caxias informa aos caxienses os motivos da demora dos resultados dos exames para covid-19, que podem demorar de 7 a 20 dias para serem divulgados. Além dos exames serem encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública “Instituto Oswaldo Cruz” (LACEN) em São Luís, também são encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. Com isto, o exame colhido em Caxias, por não ser analisado aqui, mas em Belém, demora um pouco para ser divulgado.

Soma-se a isto o fato de que o Instituto Evandro Chagas também recebe solicitações de pelo menos 11 estados pedindo resultados de coletas feitas em seus municípios.

Nesta quinta-feira (26), o governo do Maranhão divulgou a relação dos municípios e as situações de cada um deles no que diz respeito aos casos suspeitos e confirmados. Caxias continua sem registros de casos confirmados, mas acompanha, com as devidas recomendações impostas pelos protocolos do Ministério da Saúde, 23 casos suspeitos.

A recomendação é que a população continue em casa para evitar a disseminação da covid-19, que ainda não tem vacina. A única forma de parar a doença é tomando as medidas preventivas, a exemplo de evitar contato físico com outra pessoa, lavar as mãos com água e sabão e ficar em casa.

Palavras chaves: