A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias informa aos usuários as alterações nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto na zona urbana, quanto rural.

Neste período de pandemia, não haverá autorização para exames eletivos e nem pré-operatórios. Somente gestantes, pacientes que apresentem síndromes gripais com sintomas há mais de 3 dias e de urgências terão prioridade. A equipe de Saúde Bucal também atenderá somente casos de urgência.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Dayane Andrade Lopes, a determinação faz-se em cumprimento ao Decreto nº 35.667, emitido pelo Governo do Estado do Maranhão, considerando a prevenção, controle e contenção de riscos da covid-19.

“Crianças, idosos e público em geral que não apresentarem quadro de urgência devem evitar a utilização das UBSs ou qualquer outro serviço de saúde, pelo risco de exposição”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, lembra que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a referência para a covid-19 e deverá ser a primeira opção do paciente com sintomas da doença.

“Vale ressaltar que nesse período todas as unidades estão atendendo desta maneira. Estão só com os atendimentos de urgência. Não é somente em Caxias, isso é em todo o Brasil. Seguimos todos os protocolos para evitar a proliferação do vírus”, explicou Socorro Melo.

A secretária reforça as orientações do Ministério da Saúde para que a população fique em casa. “O isolamento social é a melhor forma de prevenção”, concluiu.

Palavras chaves: