A distribuição da alimentação escolar a 33 mil famílias dos estudantes da Rede Municipal de Educação em Caxias começou pela zona urbana nesta quarta-feira (8).

“Essa iniciativa vem trazer um pouco de conforto para as famílias. Porque a gente sabe a realidade, e elas precisam realmente de toda a proteção. A gestão municipal tem toda a sensibilidade e neste momento está fazendo o melhor”, afirma Francisca Mesquita, gestora escolar.

“Foi muito bom porque vai ajudar bastante os alunos e as famílias, é muito legal”, disse Maria Katiana, mãe de aluno da escola Tia Joana.

“É muito importante. Eu agradeço muito essa iniciativa. Obrigado, vai ajudar bastante as famílias”, diz Nilda da Costa Silva Barbosa, avó de aluna.

“Você sabe que aqui é uma escola de periferia, aqui tem muitas crianças carentes, muitas mães que antes trabalhavam e que agora não estão trabalhando. Eu gostei demais da iniciativa para dar a merenda das crianças para alimentar as famílias. Eu acredito que se continuar, vai continuar sendo distribuída”, acredita Tia Joana, gestora escolar.

“Muito bom, porque, como diz o ditado, o pouco com Deus é muito. Muitas famílias que não têm quase nada para comer vão ter essa ajuda. Eu tenho um filho que estuda aqui e vai ser muito bem-vindo na minha mesa”, frisa Cristiane de Souza, mãe de aluno.

“A determinação da senhora secretária é no sentido de que as escolas disponibilizem aos pais e mães a merenda que a criança tem direito. E, como estamos em isolamento social, a entrega está sendo feita. Tem o arroz, feijão, leite, macarrão, sardinha, dentre outros. É muito importante esta distribuição”, afirma José Macêdo, gestor escolar.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, visitou as unidades de ensino, vistoriando o trabalho da comunidade escolar. Ela destacou que a medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar e pela gestão municipal.

“O que nós estamos fazendo hoje é entregando a merenda escolar a quem é de direito, aos alunos. Estamos entregando às famílias destes alunos que hoje também passam por esta situação difícil. Nós colocamos sete produtos e nós temos recebido informações de muitos pais e mães de família que receberam dizendo que vai ajudar bastante. A Prefeitura de Caxias e o prefeito Fábio Gentil não medem esforços para as famílias. Nós tivemos a aprovação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar ontem, eles aprovaram por unanimidade a entrega da alimentação escolar para esses alunos, e eu estou hoje aqui acompanhando toda a entrega”, afirma a secretária.