A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) enviou uma equipe de profissionais à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias a fim de realizar mais uma desinfecção, desta vez na área interna. A unidade é referência no tratamento de pessoas com covid-19 e, ainda, para atendimento de casos suspeitos encaminhados tanto de Caxias, quanto de cidades vizinhas por meio de regulação.

“Nossos agentes realizaram a desinfecção da área interna da UPA. O trabalho ocorreu também na Ala Vermelha da unidade de saúde. Continuamos desenvolvendo nosso trabalho em parceria com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus”, afirma Natanael Reis, coordenador da UVZ.

O trabalho foi realizado seguindo todos os protocolos de saúde, no qual os profissionais estavam protegidos com roupas adequadas e EPIs. Foi realizada a desinfecção com a utilização de uma solução hipoclorito de sódio visando desinfetar a estrutura física da unidade de saúde e, por consequência, levar mais saúde aos profissionais e pessoas assistidas.

A UVZ já realizou o mesmo trabalho em outras unidades hospitalares, a exemplo do Hospital Infantil Dr. João Viana; Complexo Municipal de Saúde; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Secretaria Municipal de Saúde.

Outras ações já estão sendo pensadas no sentido de ampliar a prevenção da população de Caxias contra a covid-19, a exemplo de barreiras sanitárias.

Palavras chaves: