Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Transportes e Secretaria Municipal de Segurança, percorreu o Centro Comercial de Caxias informando aos lojistas e vendedores ambulantes sobre a proibição da circulação de veículos e sobre o fechamento de atividades não essenciais.

“Eu faço parte de um serviço essencial. Essa medida é importante porque evita aglomeração de pessoas. Quanto mais gente junto, mais atrai o vírus. Tem muita gente que não está consciente que está acontecendo isso”, afirma Ana Paula, balconista.

“É mais uma ação do governo municipal, a questão da interdição da área comercial e bancária, e estamos aqui informando aos comerciantes e vendedores para que todos possam aderir”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

Objetivo da ação foi reforçar que a partir de hoje (18), às 20h, os veículos não podem circular pela área comercial, a menos que sejam pessoas residentes na área interditada. Com a medida, a prefeitura visa diminuir as aglomerações de pessoas no Centro Comercial.

“Tem que proteger as pessoas, está certo. E protege também o trabalhador. Dois, três dias que a pessoa passa sem trabalhar não vai fazer mal a ninguém. Porque o hospital tá enchendo, eu concordo que as pessoas têm que ficar em casa”, diz Marcelino Reis, vendedor ambulante.

A restrição à circulação de veículos no Centro de Caxias foi determinada pelo Decreto nº 156 para reforçar o isolamento social como medida de proteção da população. Com o aumento de casos confirmados, a gestão municipal está tomando medidas para que o sistema de saúde local não seja colapsado.

O Decreto nº 156 também estende as medidas de isolamento social até o dia 31 de maio de 2020, bem como decreta Toque de Recolher, das 23h às 5h59 do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do município de Caxias, ficando terminantemente proibida a circulação de veículos, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.

“Nós estamos pedindo que as pessoas fiquem em casa. Vamos interditar o Centro da cidade e estamos pedindo aos vendedores e comerciantes para não abrirem seus estabelecimentos. Nós vamos fazer uma semana para saber o que vai acontecer. A prefeitura está fazendo sua parte, e nós pedimos para que a população colabore. A população tem que ajudar, não adianta só o poder público estar agindo. Todos nós juntos é que vamos enfrentar essa pandemia”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

Confira as ruas do perímetro do Centro Comercial que terão pontos de fechamento e controle pelos agentes públicos municipais:

1. Rua Riachuelo com a 1° de Agosto (Livraria Graúna)
  2. Rua Dr. Berredo (Casa dos Estudantes)
  3. Rua São Benedito (Escola Infantil São Luís)
  4. Rua Senador Costa Rodrigues com Praça do Rosário
  5. Rua Desembargador Morato com Praça da Matriz

A força-tarefa vai permitir o acesso de veículos motorizados exclusivamente para os moradores das ruas onde se dará o isolamento, mediante apresentação de um comprovante de residência.

As ações são desenvolvidas em sintonia com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, composto por diversos órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comando do Tiro de Guerra, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Câmara Municipal de Caxias.

Palavras chaves: