A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, inaugurou na manhã dessa terça-feira (17), em parceria com empresas privadas, o primeiro Ecoponto municipal. O local é um contentor de grande dimensão que serve para fazer a coleta seletiva de resíduos.

A estrutura foi construída no pátio da Secretaria de Meio Ambiente no bairro Volta Redonda, por trás do Terminal Rodoviário Nachor Carvalho. A inauguração contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e do vice-prefeito Paulo Marinho Jr; secretário municipal de  Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho; secretários de outras pastas, além dos parceiros na construção do Ecoponto: Fazenda São Geraldo, Grupo Montina e JC Ambiental.

“Fomos procurados para esta parceria. Nós somos uma empresa agrícola e estamos chegando no município. Acho muito importante esta proximidade da Agricultura, Meio Ambiente e iniciativa privada”, disse Visconde, representante da Fazenda São Geraldo, Grupo Montina.

“Nós trabalhamos com o gerenciamento de resíduos sólidos. Estamos nessa parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para somar neste projeto, porque nós acreditamos que são ações que desenvolvem a população e são ambientalmente corretas”, frisa Otaniele de Melo, representante da JC Ambiental.

Este é o primeiro Ecoponto, mas a ideia é disponibilizar espaços como este em diferentes pontos de Caxias. “Este primeiro momento é a questão da educação ambiental. E, logo em seguida, vamos tentar conscientizar a população a segregar o resíduo, entregar de forma voluntária aqui, e que vamos conscientizar que este resíduo pode ter um retorno financeiro. Neste primeiro momento vamos receber papel, plástico, metal, e a gente está vendo a questão de lixo eletrônico”, lembra Erik Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“É o primeiro passo no plano de saneamento de resíduos sólidos no município de Caxias. É um passo para a geração de renda a partir da reciclagem de materiais, da limpeza e da melhoria da qualidade de vida da população, principalmente da população mais vulnerável”, frisa Pedro Marinho.

Neste primeiro momento, a ideia é trabalhar a consciência ambiental, onde a parceria com a comunidade pode retirar de circulação o lixo que seria dispensado na rua ou mesmo no lixão controlado de Caxias.

“A gente precisa entender que precisamos estar unidos. De nada adianta a Prefeitura fazer sua parte, se a população não faz a sua parte. É necessário que a população faça esta seleção, para que a gente possa ter uma qualidade. É necessário que a gente possa manter a cidade limpa, se cada um fizer a sua parte, a cidade de Caxias será ainda melhor”, destacou Fábio Gentil.