O povoado Santo Amaro, localizado no 2º Distrito de Caxias, é mais uma comunidade  beneficiada pela Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com a instalação de rede de abastecimento e novas ligações para levar água potável para as famílias caxienses.

“A maior necessidade do povoado sempre foi a água, principalmente neste período de calor em que as pessoas precisam pegar água toda hora. Mesmo no inverno, as primeiras chuvas trazem sujeira na água que era utilizada pro nosso consumo. E agora, a gente fica sem palavras conseguindo essa água potável, é uma benção de Deus. Vai mudar tudo, é qualidade de vida”, elogia a moradora do povoado Santo Amaro, Claudete Araújo.

A comunidade Santo Amaro é abastecida por um poço artesiano com estrutura de 62 metros de profundidade; vazão de 6 mil litros/hora; motor de 2 CV de potência e um reservatório com capacidade para armazenar 10.000 litros de água potável. E o SAAE Caxias implantou cerca de 3.300 metros de extensão de rede de abastecimento e instalou 26 novas ligações. Mais uma ação da autarquia para levar mais saúde e qualidade de vida para as famílias caxienses, como explica o diretor Arnaldo Arruda.

“Entendemos que a água é essencial para as pessoas, ainda mais neste momento de pandemia em que é necessário realizar com maior frequência a higienização. E o SAAE vem priorizando a zona rural, onde existe um grande déficit de saneamento. Somente na atual gestão, já são cerca de 5 mil famílias beneficiadas com água potável dentro de casa, ou seja, estamos levando mais saúde e dignidade para as pessoas”, ressalta o diretor.

 

A aposentada Maria de Lurdes Araújo mora na comunidade há cerca de 40 anos e acompanhou da porta da sua casa o trabalho da equipe do SAAE instalando a rede de abastecimento. Ela lembra do sacrifício que era pegar água do riacho. “A gente ia pegar no riacho trazendo na cabeça, na mão, no balde d´água ou na cabaça, mas eu estava me dando mal. Aí, meu marido comprou uma bomba pra ajudar a trazer água pra casa, mas era barrenta, a gente não podia beber, só pra cozinhar e lavar as louças e roupas. Agora, vai ficar muito melhor, água boa pra gente beber”.

Povoado Santana também é beneficiado com extensão de rede de abastecimento

Já no povoado Santana, também localizado no 2º Distrito de Caxias, mais de 40 famílias foram beneficiadas com água potável dentro de casa. A equipe do SAAE Caxias concluiu a implantação de mais de 1.200 metros de rede de abastecimento, levando mais qualidade de vida para a zona rural.