A Prefeitura Municipal de Caxias recebeu durante esta manhã o Certificado e Troféu do Selo Unicef Município Aprovado. A solenidade foi on-line no canal do YouTube do Unicef Brasil, que transmitiu o evento de divulgação dos resultados alcançados e da lista de municípios que recebem o Selo Unicef na edição 2017-2020.

Para o mobilizador de jovens Luís Gustavo, que tinha como função estruturar o Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (Nuca), visitando e fazendo as ações, além de instigar o protagonismo, o momento foi de grande relevância. Vários temas foram tratados durante o trabalho ao longo dos anos, a exemplo da aplicabilidade da Lei da Aprendizagem, empregabilidade, dentre outros.

“Ter feito parte do Selo Unicef foi muito gratificante, porque foi um trabalho grandioso, é um trabalho a nível de cidade. Os adolescentes recebiam informações, crescimento pessoal e conhecimento de órgãos e funcionamento, inclusive também reforço a nível informativo do ECA. Foi um trabalho difícil de se realizar, mas a gama de informações que tivemos acesso foi muito gratificante, conhecemos muitas áreas que até pra mim eram novidade. O prêmio é para Caxias, isso é o que importa, e Caxias está de parabéns, e quero agradecer a todos os adolescentes que fizeram parte do Nuca”, destaca Luís Gustavo.

A gestão municipal de Caxias conseguiu atingir índices importantes que contribuem com o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Ao todo, além de Caxias, outros 431 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira receberam o Selo Unicef por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“É uma alegria saber que nosso município mais uma vez conquista o Selo Unicef. É sinal de que o caminho está sendo trilhado com um olhar especial para nossas crianças e adolescentes, mas também um aumento na responsabilidade de ser merecedor do mesmo. Foi um caminho longo percorrido, no qual a articuladora Kiara Braga desenvolveu um belo trabalho e empenho, nossos parabéns ao nosso município por esta conquista e que continuemos com essa dedicação para com nossos pequenos. Fico muito feliz em poder ter tido a oportunidade de participar do processo”, disse Ana Maria, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Caxias, graças a Deus, conseguiu realizar um trabalho em equipe e conseguiu conquistar o Selo Unicef. Isso mostra que Caxias tem trabalho e tem responsabilidades com as crianças e adolescentes. Primeiramente eu agradeço a Deus por ter ficado à frente da articulação do Selo Unicef em Caxias. Quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil, que foi a pessoa que me nomeou por meio de decreto municipal como articuladora do Selo Unicef de Caxias, e, claro, não poderia deixar de agradecer a todas as secretarias que direta e indiretamente participaram na conquista do Selo, bem como a nossa comissão intersetorial formada por diversas secretarias. Nós conseguimos vencer todos os desafios lançados pela organização do Selo Unicef, e Caxias mostra que tem uma gestão humanizada e compromissada. Então, meus agradecimentos a todos que colaboraram com a conquista do Selo Unicef em Caxias”, destaca Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias.

O evento foi apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG, os novos embaixadores, além dos já veteranos embaixadores do Unicef no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos, a personagem Mônica, de Maurício de Sousa, e Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

O Selo é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na edição 2017-2020, os municípios que recebem o Selo Unicef se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.