A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca recebeu do Programa Mais Sementes do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, um total de 3 mil kg de sementes, incluindo: Arroz, Feijão e Milho. As sementes eram entregues aos trabalhadores que já estão cadastrados junto à secretaria.

“É um quantitativo menor que o ano passado, nós vamos fazer a distribuição da melhor forma possível para os nossos agricultores. Nós recebemos 1,5 toneladas de milho de duas variedades bem produtivas, uma biofortificada e a sol da manhã, uma variedade muito adaptável à nossa região. Recebemos 1 mil kg de feijão, da variedade Gurguéia e BRS Tumucumaque. E, também recebemos 500 kg de arroz da variedade sertaneja. Essas sementes serão distribuídas aos agricultores já cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Embora a quantidade seja menor que a do ano passado, a secretaria está oportunizando aos trabalhadores que já estão cadastrados que recebam as sementes pela ordem de chegada.

“A gente pede que os agricultores que estejam cadastrados, que possam se dirigir à secretaria para que nós possamos distribuir. Como chegou um quantitativo menor do que o que nós esperávamos, nós vamos distribuir para os primeiros que aparecerem. Mas de certa forma, a gente está fazendo um planejamento para que nenhum fique sem o recebimento das sementes”, explica Luciana Soares, Secretária Municipal de Agricultura e Pesca.

“O produto é bom, e a gente tem uma boa safra. A gente já tem uma área quebrada. O trator da Secretaria vai todo ano, a gente tem um campo lá. Essa assistência é importante”, disse Willian Santos, trabalhador do povoado Belém.

A secretária destaca que esta é uma das políticas de valorização dos trabalhadores da agricultura familiar no município de Caxias. Para as pessoas que ainda não recebem sementes, por ainda não estarem cadastradas, à secretária lembra que o cadastro pode ser realizado à qualquer tempo, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

“As pessoas que tenham interesse em no futuro receber essas sementes, elas precisam se direcionar à secretaria para se cadastrar, para que no futuro elas possam receber as sementes nos nomes delas”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.