Um profissional necessário e que torna a vida da comunidade facilitada quando o assunto é saúde. A presença do Agente Comunitário de Saúde em diferentes comunidades seja na zona urbana, ou na zona rural. O trabalho deste profissional faz a diferença, graças à aproximação que ele promove, entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde. No Bairro Fazendinha, Adilson Sousa, há 13 anos desenvolve um trabalho junto à comunidade.

“O contato inicial se dá por meio do cadastro, quando a gente conhece o perfil das famílias e o conhecimento do território. A partir daí, nós começamos a desenvolver nossas funções, que é orientar, quanto à utilização dos serviços de saúde. Realizar as atividades programadas, e as atividades de demandas livres. Ter esse contato permanente com as famílias, a nossa atuação se dá em fazer esse intermédio, entre a carência da comunidade e os serviços que a UBS pode oferecer”, frisa Adilson Sousa, Agente Comunitário de Saúde.

“O Agente Comunitário de Saúde é um profissional muito importante dentro da equipe multiprofissional. Ele faz o cadastro, acompanha e leva informações para a comunidade sobre os serviços oferecidos pela UBS. Além disso, ele trabalha a promoção da saúde, a prevenção das doenças, e vigilância à saúde para que a gente possa compreender um pouco mais sobre a condição de saúde da comunidade”, destaca Mara Lorena, enfermeira da UBS da Fazendinha.

Em Caxias são mais de 446 profissionais, que diariamente fazem as visitas e levam as principais demandas da comunidade ao conhecimento de diversos outros profissionais que estão na UBS. Com a Planificação na Atenção Primária em Caxias (MA), o Agente Comunitário de Saúde tem um trabalho mais focado, e por conseguinte com mais resultados.

“É claro que a nossa função não é trazer o paciente doente para a UBS, mas é sobretudo fazer com que essa comunidade não adoeça. E, fazer com que a gente possa divulgar práticas mais saudáveis para que a comunidade não venha a adoecer. A orientação é, receba o seu Agente Comunitário de Saúde e tire todas as suas dúvidas”, lembra Adilson Sousa, Agente Comunitário de Saúde.

Além das demandas relacionadas à saúde, outras situações também acabam sendo encaminhadas pelo ACS. “Às vezes a gente precisa da assistência social. Ou seja, demandas que nem sempre é relacionada à saúde”, frisa o agente.

Antônia Lúcia, moradora do Bairro Fazendinha, sabe muito bem da importância do Agente Comunitário de saúde. Como usuária dos serviços da UBS da comunidade, já recebeu por várias visitas da Agente Comunitária de Saúde da sua área, que tira dúvidas e ajuda no atendimento das demandas.

“Eu acho importante porque sempre quando a gente precisa eles estão lá com a gente. Quando eu preciso, eu mando mensagem para a minha Agente de Saúde e ela vem. Eu tenho o contato da minha agente, e isso facilita. Eu acho que é um profissional muito importante”, lembra Antônia Lúcia, usuária.

Durante a Pandemia, o trabalho dos Agentes Comunitários deu uma reduzida, mas com a compreensão de como funciona a doença e as medidas preventivas, o trabalho foi retomado com toda a cautela. “No começo a gente tinha medo de ser acometido ao atender a comunidade, e também de levar a doença. Com o passar do tempo, a gente foi aprendendo a lidar com essa dificuldade da doença. Hoje, a gente já trabalha com alguma tranquilidade, é claro, sem abrir mão das medidas de segurança, máscara e álcool em gel”, lembra Adilson Sousa, Agente Comunitário de Saúde.

A chegada da vacina deu mais segurança aos profissionais na atuação direta junto à comunidade. Comunidade que também está ansiosa para o dia em que a vacina seja democratizada para o acesso da maioria da população.

“A vacina deu uma maior segurança tanto para nós, como profissionais, quanto para a comunidade. A comunidade está ansiosa para a vacinação. Nós somos questionados sobre o início da vacinação para toda a população. Então, a gente percebe que há uma receptividade muito boa das pessoas sobre a vacina”, afirma Adilson Sousa, Agente Comunitário de Saúde.