A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e da Direção do Centro de Cultura, abriram nessa segunda-feira (22), a I Exposição de Artesanato, no Salão Nobre do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. A abertura da exposição contou ainda com a presença do Saxofonista, Nonato Cruz.

“Aproveitar o Centro de Cultura para que de fato possamos instalar aqui as nossas linguagens culturais. E, hoje a gente começa de forma tímida, com o nosso artesanato, para abrir alas e espaço, para que os demais possam vir”, frisa Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“É um prazer ser o primeiro diretor do Centro de Cultura, e olhando os nossos artesãos produzindo sua obra na hora, nós tivemos essa ideia de produzir o trabalho deles. A ideia é fazer pelo menos uma vez por mês com os artistas da cidade. A ideia é mexer com a cultura”, frisa Aldenir Nonato, diretor do Centro de Cultura.

São diversas produções que estão à disposição até esta terça-feira (23), indo desde esculturas, obras de arte, roupas, colares, dentre outras possibilidades. As peças pertencem aos próprios artesãos, que possuem seus boxes fixos dentro do próprio Centro de Cultura, mas, que por estarem dentro das lojas, quase não eram vistos. A exposição tem por objetivo divulgar e difundir cada vez mais a produção artística dos caxienses.

A proposta é utilizar o Salão Nobre do Centro de Cultura, para expor as diversas linguagens que integram o rol da produção cultural caxiense, que além de rica, tem grande valor.

“Eu sou artesã há mais de 30 anos, e nós vivemos da produção do artesanato. Nós temos uma exposição permanente. Temos de tudo um pouco, temos: Pano de prato, jogo de banheiro, tapete, artesanato e crochês é algo forte. Nós trabalhamos com descartável e pet, nós vivemos do artesanato”, frisa Raimunda Elizeth, artesã.

“Eu trabalho com crochê, bonecas de pano, cama, cadeira e cestas, tudo na parte de artesanato. Essa exposição é um incentivo, é muito bom, porque dá um incentivo para a gente continuar”, lembra Eulina de Jesus, artesã.

“A pintura óleo sobre tela eu comecei durante a Pandemia, embora eu já fizesse. Alguns eu fiz durante a Pandemia. É uma iniciativa muito boa essa exposição, porque os artistas têm um lugar pra mostrar seu trabalho”, lembra Marcos Lima, artista plástico.