A capacitação ocorreu na manhã dessa quarta-feira (24), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) visando disponibilizar informações importantes sobre atendimento pré-hospitalar a funcionários da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, principalmente os monitores do Programa Mulheres em Movimento (PMM).

“Nós temos o programa PMM, e, é muito importante que eles tenham o mínimo de conhecimento para que eles saibam o que fazer no sentido de salvar vidas. Agora, como estamos passando pela pandemia, houve uma redução desse trabalho. Como todos estão parados, nós estamos fazendo uma avaliação do trabalho, verificando se as mulheres estão acometidas por alguma comorbidade, estamos colocando como prioridade a covid-19, para sabermos se essa mulher foi acometida pela covid-19. Se ela tiver sido, ela será tratada como uma cliente especial por conta das sequelas que a covid-19 pode deixar, e por isso estamos qualificando nossos profissionais. É uma parceria muito importante”, frisa Márcia Marinho, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

O trabalho de capacitação é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU, que já funciona dentro da unidade fazendo um processo de treinamento interno. Mas, o objetivo é aos poucos socializar o máximo possível as informações, para que a sociedade caxiense possa colaborar realizando os primeiros atendimentos caso se depare com uma situação real.

“Foi à primeira vez que ela a secretária veio solicitar uma capacitação para capacitar que é voltado para a educação. É uma iniciativa brilhante, porque ela está cumprindo a legislação. Existe uma lei, a Lei Lucas, que é uma lei onde uma criança veio a óbito por falta de um atendimento de primeiros socorros dentro de uma escola. E, foi criada a lei que obriga a rede de educação pelo menos uma vez por ano, para que isso não venha mais acontecer. Nós fazemos esse trabalho com o nosso público, nós estamos procurando expandir junto a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)”, destaca Rita Paz, coordenadora do SAMU.