Meninos e meninas de 13 a 24 anos, participaram de um curso de educação financeira e habilidades para a vida, com duração de uma semana em Caxias (MA) integra o Projeto Geração, da Plan International, realizado de forma virtual. Três meninas que participaram, ganharam muitos conhecimentos e também foram beneficiadas com uma cesta básica para a família.

“Eu achei muito legal aprender sobre a parte financeira. A gente sabe fazer coisas em casa, e tem conhecimento da parte financeira em casa e na vida. A gente aprendeu a gerenciar o dinheiro durante o mês, para sobrar e poder ajeitar a casa, sem gastar muito dinheiro”, lembra Aline Alaíde, participante do Projeto Geração.

“Cada curso que eu participo é uma experiência a mais. Eu já tive outro curso que havia me ajudado, mas esse acabou contribuindo quando eu fiz . Cada dia que passa, a gente consegue mais aprendizado, e é um prazer”, afrisa Francisca Mikaelly, participante do Projeto Geração.

“Foi um curso bom, eu gostei de fazer. Eu ainda não tinha tido curso. Nós tivemos muitas experiências interessantes, e vai nos ajudar a crescer. Eu gosto dessa parte de ensinar a gente economizar para o futuro. Não é pra a gente gastar muito, é para economizar, para poder fazer as coisas da gente no futuro”, lembra Giselly Lohanny, participante do Projeto Geração.

“Uma das missões do Projeto Geração é formar adultos mais conscientes sobre o uso do dinheiro, como gastar com responsabilidade e não contrair dívidas que crescem exponencialmente. Nessa parceria com Caxias, a Plan International Brasil promoveu um clube expresso, com formação online em encontros sobre dinheiro, orçamento doméstico, como gastar e poupar, quando e como tomar dinheiro emprestado”, destaca a Plan.

A Plan trabalha dentro do curso para garantir a assiduidade durante o curso. Entre quem tem 100% de frequência há o sorteio de três brindes. Nessa primeira turma, os prêmios foram tablets, fones de ouvido, relógio digital e kits de alimentação. Em Caxias três meninas: Giselly, Mikaelly e Aline foram as contempladas com um kit de alimentação. Elas foram receber os kits pessoalmente, acompanhadas das mães até a sede da Coordenação Municipal de Juventude, no bairro Castelo Branco.

“Para mim é um privilégio da minha filha ter essa oportunidade. Fico grata por tudo e por todos que dão apoio a ela, e que incentivam a ele em continuar. Eu sou muito grata à todos do projeto que apoiam a minha filha”, Sebastiana da Conceição, mãe da Francisca Mikaelly.

“Eu gostei dela participar. Ela me pediu para participar, e fez a inscrição. Eu apoio porque é importante ela aprender mais”, diz Girlene de Sousa, mãe de Giselly Lohanny.

“Eu estou sempre incentivando ela a fazer os cursos, e esse curso colaborou muito com ela. O que ela aprendeu ela está passando pra mim. Está valendo a pena”, disse Jane da Silva, mãe da Aline Alaíde.

“Hoje nós estamos fazendo a entrega de alguns brindes dadas a algumas meninas de Caxias, que participaram do Projeto Geração on-line, que foi feito em parceria com a Planet. Elas estão recebendo uma cesta básica, e de uma certa forma esse momento serve para a gente conhecer essas meninas. Nesse período de pandemia, é importante que a gente esteja oferecendo essas oportunidades aos jovens. Tivemos a primeira turma em dezembro, já estamos na terceira turma inscrita. Nós ficamos muito felizes”, destaca Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

A ideia da Plan é juntar 6.500 meninas e meninos em 4 cidades do Nordeste do Brasil, dando a concreta possibilidade de caminharem em direção ao desenvolvimento dos seus plenos potenciais e de atuarem firmemente em favor de seus reconhecimentos, enquanto sujeitos de direitos. No Maranhão as parcerias são com o Governo do Estado, com os municípios. Em Caxias, a parceria com a coordenação municipal de Juventude já formou a primeira turma on-line de 50 meninas e meninos entre 13 e 24 anos.

“Acredito muito no poder de transformação que as ferramentas dos projetos da Plan International Brasil trazem para a vida de meninas e meninos. O Projeto Geração, impacta centenas de adolescentes com a temática de educação financeira e social. Falar do contexto de direitos é muito bom, mas conhecer os direitos, estudar, sonhar, poupar e realizar é excepcional”, diz Maria Rita Santos, coordenadora de projetos da Plan International Brasil em Codó (MA).

“O Projeto Geração é um estímulo para que crianças e jovens aprendam a lidar com dinheiro. Em um país com mais de 60 milhões de pessoas com dívidas, a educação financeira faz muita diferença para o futuro. Por isso, estão felizes de fechar parcerias como esta, com a Coordenação Municipal da Juventude em Caxias. É, sem dúvida, uma forma de multiplicar conhecimentos essenciais para muitas pessoas, pois crianças e adolescentes levam o que aprendem no Projeto Geração para suas famílias”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil.

Sobre a Plan International
A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas.

Sobre a Plan International Brasil
A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Mais informações: www.plan.org.br.