A reunião foi nessa quarta-feira (24), promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), com integrantes da coordenação da Banda Marcial Euterpe Carimã, e os alunos que participam da banda. A reunião foi realizada por meio do aplicativo Google Meet, com a participação do pastor Josué.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, participou da reunião e sugeriu a criação do Projeto “Música Para Quem Cuida”, destacou que projeto tem por objetivo conformar os profissionais da saúde, por meio da música. A equipe pretende lançar a ideia no mês de abril de 2021, que terá como finalidade ir aos hospitais do município e cantar no espaço externo. A banda cantará músicas de incentivo e acalanto aos profissionais de saúde. Para as pessoas que irão ficar nas proximidades dos locais, a banda ficará do lado de fora dos hospitais, seguindo todas as normas de prevenção sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para Alisson Lelis, que faz parte da coordenação da Banda Euterpe Carimã, falou sobre o projeto. “Esse é um projeto de suma importância, sugerido pela secretária de Educação, Profª Ana Célia Damasceno. É uma ideia que surge no momento adequado, esse projeto visa levar um apoio, levando música aos hospitais e as pessoas que precisam acalmar a alma. E, assim, ficarem mais tranquilos, é um projeto muito interessante, vai fazer muitas pessoas superarem esse momento difícil”, disse.

O pastor Josué Oliveira, explicou como é importante a música como meio de incentivo nesse momento. “O projeto apresentado pela professora Ana Célia, é de suma importância para todos da sociedade, ainda mais nesse momento, em que as pessoas estão com muitas debilidades inclusive psicológicas e com crises de ansiedade em decorrência dessa pandemia. Levar a música a essas pessoas será importante, será um conforto espiritual a quem ouvir, os louvores que serão cantados”, destacou o pastor.

O maestro e coordenador da Banda Euterpe Carimã, Neto Carvalho, explica que o projeto seguirá todas as normas preventivas, e que tem a certeza que vai ser de grande importância para todos. “A condução desse projeto se dará dentro de todas as normas preventivas e cuidados sugeridos pelo governo federal estadual e municipal. A nossa finalidade é somente fazer o bem através da música, por isso, vamos treinar com um número de integrante menor e seguindo o distanciamento e higienização. O Projeto Música Para Quem Cuida, é uma ideia da secretária de Educação que vem para ajudar quem mais tem ajudado nossa população, os profissionais de saúde”, frisa Neto Carvalho, coordenador da Banda de Euterpe Carimã.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, afirma que tem percebido nos profissionais de saúde, o diferencial na luta pelo controle da pandemia. “O Projeto Música Para Quem Cuida, é importante para acalmar os corações aflitos, dos anjos que tem salvado vidas pelo mundo. Nós percebemos que eles deveriam ser gratificados de alguma forma. Essa foi à melhor maneira de agirmos, mesmo com a luta incansável do prefeito Fábio Gentil. O olhar carinhoso dele para com os profissionais da saúde, percebemos que de certa forma podemos colaborar, levando músicas evangélicas e católicas para massagear o coração desses profissionais”, explanou a secretária.