A quantidade de pessoas encaminhadas ao Centro de Testagem ao lado do Complexo Hospitalar Gentil Filho, saiu de 30 casos atendidos por turno em fevereiro de 2021, para 150 testes por turno atualmente nesse mês de março, a demanda cresceu cinco vezes mais nos últimos dias.

“Hoje estamos fazendo em média 150 testes por turno. A gente não tem como pedir. A gente vem enquanto serviço de saúde, implorar para que as pessoas fiquem o máximo possível em casa, porque nós estamos vivendo uma situação crítica, e precisamos contar com a ajuda de todos vocês”, disse Camila Lopes, integrante do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Nessa quinta-feira (25), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde abriu em parceria com o Caxias Shopping, um centro de testagem, que vai ajudar a dividir a demanda pelo serviço no município. As pessoas são encaminhadas ao local após atendimento nas unidades básicas de saúde. Ou seja, a porta de entrada, continua sendo a UBS, pois lá a pessoa passa por uma triagem. A Tatiana Castro, logo que apareceram os primeiros sintomas já procurou atendimento, hoje veio fazer o teste.

“De início, diarréia, febre e moleza no corpo foram os sintomas que apareceram. O mais importante é procurar logo nos primeiros sintomas. Estou muito preocupada, porque está sendo muito chocante para mim. Eu pensei que iria demorar muito menos, mas já se passaram um ano, e a gente ainda está com esta doença, afetando tanto o físico, quanto o psicológico. E agora tem pessoas jovens sem comorbidades que estão sendo afetadas”, destaca Tatiana Castro, gerente de loja.

Para a coordenação de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, a parceria com o Shopping, vem ajudar de forma grandiosa o município nesse momento em que todos precisam dar as mãos. A superientendente do Caxias Shopping afirma que, a parceria vai acontecer enquanto a gestão municipal precisar.

“Que outros empresários possam ver uma pequena ação que seja, possam agir e ajudar a Prefeitura”, disse Leninha Aragão, superintendente do Caxias Shopping.

“Estamos em um momento de aumento de casos de pacientes mais graves, de aumento da ocupação hospitalar. Caxias está estreitando parcerias, para que possamos oferecer uma saúde digna ao cidadão caxiense. A porta de entrada continua sendo a Unidade Básica de Saúde, porém o aumento de casos requer maior quantidade de testes. A parceria viabilizou uma possibilidade maior de testagem e vacinação aqui no Shopping”, frisa Mônica Gomes, coordenadora da Planejamento do Caxias Shopping.