Representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Municipal de Saúde de Caxias e Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, visitaram as instalações do prédio da UNACON, anexo ao Complexo Hospitalar Gentil Filho, local onde passará a funcionar 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 leitos de retaguarda (enfermarias) exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19. A expansão dos leitos é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Caxias (MA).

A Secretaria Municipal de Saúde, lembra que a parceira do Governo do Estado com a gestão municipal é uma das estratégias mais acertadas em um dos momentos mais delicados da pandemia. A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, acredita que em poucos dias todas as salas já devam estar ocupadas, e no começo de abril conforme o cronograma o funcionamento da unidade já esteja acontecendo.

“Esse espaço é fruto da parceria com o estado, estamos na dependência da Secretaria de Estado da Saúde para a inauguração do espaço. A parceria continua, mas a Secretaria Estadual é que vai sinalizar a data de início. Nós estamos com a capacidade máxima instalada, criando leitos em outros espaços por conta da demanda, daí precisamos o mais rápido possível inaugurar esses novos leitos”, explicou a coordenadora.

O médico Pierre Costa, diretor do Complexo Hospitalar Gentil Filho, lembra que o hospital está funcionando diariamente dentro do limite da capacidade e, que os profissionais estão sobrecarregados. “Esses leitos vão ajudar muito, queremos apelar à população que faça a sua parte. Nós profissionais, estamos exaustos e o sistema de saúde está chegando em um momento que está ficando saturado. Mas, nós vamos aqui estar sempre engajados para salvar vidas”, enfatizou o diretor.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde da Caxias, Evadilson Costa, destacou que embora esteja fiscalizando os trabalhos, lembra que o Conselho Municipal de Saúde, trabalha em parceria com os órgãos municipal e estadual para o bom andamento dos trabalhos. “Estamos exercendo nosso papel de fiscalizador, mas também de acompanhamento das ações, nesse momento tão difícil que passa a população. Nós, em parceria com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, estamos aqui vistoriando essa obra, e isso é uma forma de dizer ao poder público que nós estamos juntos nesse momento tão difícil para o nosso município. E, aqui conclamando a população, que não descuidem das medidas sanitárias. Contribua, colabore no sentido de preservar sua própria vida”, frisou.

Após percorrer todas as instalações do prédio, a titular da 5ª Promotoria de Justiça de Caxias, Drª. Ana Cláudia dos Anjos, destacou que o momento é de somar forças, e de todos os órgãos estarem unidos no enfrentamento ao Novo Coronavírus, mas também destacou que a população precisa dar a sua parcela de contribuição.

“O Ministério Público vem acompanhando a ampliação dos leitos, hoje eu estive visitando as instalações do prédio, e conheço a estrutura anterior. Nós estamos no meio de uma segunda onda, com pacientes muito mais graves, então há essa necessidade de todos os órgãos juntos, mas a população deve ter a consciência que é momento de se resguardar e pensar na saúde de todos”, disse a promotora.