A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAP), entregaram durante a Semana Santa, terça-feira (30) e quarta-feira (31), mais de 2 toneladas de alimentos em kits de alimentação, visando garantir o alimento na mesa de inúmeras famílias durante o período da Semana Santa.

Por meio de um planejamento das equipes, as entregas foram realizadas com base nos cadastros das famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) , ocorreram de forma descentralizada, com postos de distribuição localizados nos próprios equipamentos de referência de cada bairro, seguindo todas as medidas de prevenção e controle para enfrentamento a covid-19, fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, a gente pensou na entrega dos peixes e verduras nos CRAS que atendem na ponta as famílias carentes. Cada CRAS fez o seu levantamento. Nós temos a certeza de que vai chegar onde realmente precisa” Ana Lúcia Ximenes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Já é o 2º ano consecutivo que a Secretaria de Assistência e a Secretaria de Agricultura se unem, imbuídas no sentido de levar uma Semana Santa melhor para a comunidade. Nós fazemos essa junção para distribuir os produtos oriundos da Agricultura Familiar. Daqui, são feitas cestas e distribuídas para a Assistência Social”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

No Centro de Referência da Assistência Social do Mutirão, mais de 300 famílias receberam os pescados e os alimentos.

“É uma boa ajuda nesse momento onde as pessoas não estão trabalhando”, diz Luzimar Barbosa, moradora do Mutirão.

“Esse dias aqui a gente não comprou mais. A gente só tem a agradecer, porque a alimentação depois do fim do auxílio ficou um pouco mais difícil”, disse Maria Cleide, moradora da Vila Conquista.

“Toda a nossa área de referência foi contemplada. Nós estamos entregando os kits seguindo todos os protocolos, fizemos a higienização das mãosos kits . Nós selecionamos as pessoas mais necessidades e que estão cadastradas no CRAS”, frisa Ayllanna Costa, supervisora do CRAS.