Por meio do prefeito Fábio Gentil, o novo diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) o enfermeiro Eliel dos Santos já está realizando ações na área da saúde para fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

O primeiro passo foi buscar parcerias, e o primeiro encontro, se deu no segundo batalhão de polícia militar de Caxias – MA. A discussão envolve todos os profissionais do centro que desenvolvem atividades de risco no dia a dia do ponto de vista da segurança pública. Muitas das missões são ostensivas, o que pode prejudicar a saúde dos militares e, no plano de ações para esse ano está incluso essa classe de profissionais. A princípio houve uma palestra educativa sobre o que significa o Cerest, e durante a ocasião, foram repassadas à população, informações referentes às ações de saúde e as pretensões do centro.

A nova equipe do Cerest é formada por um terapeuta ocupacional, um psicólogo, uma fonoaudióloga, um enfermeiro e um assistente social. Todos foram devidamente apresentados aos militares.

O papel do Cerest

Constitui um polo irradiador da cultura especializada, subtendida na relação processo de trabalho x processo saúde/doença, assumindo a função de suporte técnico e científico desse campo do conhecimento.

As ações do Cerest estarão articuladas aos serviços da rede SUS; orientando esses profissionais e fornecendo retaguarda às suas práticas de forma que os agravos à saúde relacionados ao trabalho sejam atendidos em todos os níveis disponibilizados pelo SUS de forma integral e hierarquizada.

O Cerest assume ainda, a função de monitoramento e avaliação da rede de serviços sentinela para a saúde do trabalhador do Estado, práticas conjuntas de intervenção intersetorial incluindo a vigilância dos ambientes, processo e organização do trabalho, capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde e ambiente do trabalho, monitoramento e avaliação dos Cerest regionais, além de exercer um importante papel na organização e estruturação da assistência de média e de alta complexidade do Estado.