O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMUMA) foi criado em 2008 e é um órgão colegiado do sistema municipal do meio ambiente, setor importante que monitora  as questões ambientais em Caxias. Desde a sua criação, o conselho nunca esteve tão atuante como agora.
O primeiro encontro do novo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Fonseca Marinho, com representantes de várias entidades civis e organizadas, acorreu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na última quarta-feira (1º).

Pedro Fonseca Marinho – Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Esse é um dos primeiros passos da secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil, que é a reunião convocatória do Conselho Municipal do Meio Ambiente, ou seja, o conselho é uma instituição que discute e que trás as demandas relativas ao meio ambiente do município” informou o secretário Pedro Fonseca.
Participam do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Secretário de Agricultura e Pesca, Ney Jefferson, o diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)  Arnaldo Arruda e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Caxias, Agostinho Neto.

Entre os assuntos debatidos foram citados os impactos ambientais ao Rio Itapecuru. “Os problemas relativos ao meio ambiente são muitos, dentre esses problemas nós temos um que é muito sério, que é o problema de assoreamento do Rio Itapecuru principalmente da margem direita, na desembocadura do riacho Sanharó, devido um processo erosivo acelerado na margem direita do rio, colocando em risco uma escola que fica próximo”, completou o secretário.

De acordo com o calendário do COMUMA, outras reuniões acontecerão ao longo do ano, a próxima está marcada para acontecer dia 6 de abril.