O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolveu nesta manhã (15), uma atividade educativa em prol do combate ao Aedes aegypti.

Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde com foco na prevenção das doenças causadas pelo mosquito, como dengue, zika vírus e chikungunya, com distribuição de folders, panfletos e exposição das gaiolas com o mosquito em suas quatro fases: ovo, pupa, larva e adulto. Além disso, como estratégia convidativa para a comunidade, os acadêmicos do curso de enfermagem da UEMA estavam aferindo a pressão arterial.

Os parceiros dessa atividade foram o Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES), o Centro de Controle de Zoonóses (CCZ) e os acadêmicos do Curso de Enfermagem da UEMA.

O tema foi: Aedes aegypti – Um combate diário.

Foi aplicado também, um questionário junto à comunidade para avaliação dos conhecimentos destes em relação ao Aedes e prevenção dos agravos relacionados ao mesmo.

Posteriormente serão divulgados os dados da pesquisa, pois a prioridade com os cuidados nesse período chuvoso, só aumenta e é indispensável o trabalho com educação em saúde evitando criadouros do mosquito como, pneus, latas, garrafas, bacias.