O Prefeito Fábio Gentil e o Senador Roberto Rocha participaram nesta segunda-feira (13/03) no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão em São Luís do seminário “A Codevasf e os Municípios”, organizado pela 8ª Superintendência Regional onde se fazem presentes prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, além da equipe da Codevasf no Maranhão. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, e mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura; a empresa é reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro. Os programas e as ações da Codevasf têm como foco principal o desenvolvimento regional.
O objetivo do seminário foi esclarecer sobre a destinação de emendas parlamentares e as ações de investimento no estado. O evento contou com a participação da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, do diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz, de técnicos e assessores da Companhia. O Prefeito Fábio Gentil e o Senador Roberto Rocha estão buscando emendas parlamentares que constituam uma fonte de financiamento das ações da Codevasf que, é um órgão que também dá apoio na área de infraestrutura e envolve asfalto, irrigação e a parte dos rios. Caxias será uma das maiores beneficiadas com a alocação dessas emendas já que, o Rio Itapecuru tem uma grande dimensão, isso possibilitará uma grande atuação. Cerca de R$ 20,7 milhões dos recursos do Orçamento Geral da União serão destinados por emendas parlamentares, fortalecendo o desenvolvimento territorial em áreas rurais do Maranhão a partir da estruturação dos produtores com tratores, carretas agrícolas, caminhões, kits e sistemas mistos de irrigação, equipamentos e insumos para piscicultura, tanques de resfriamento de leite, caixas d’água, dragas e lanchas. O investimento traz agilidade ao processo produtivo e oferece melhores condições de trabalho às famílias de agricultores.