A cidade de Caxias está sendo pioneira no interior do Estado do Maranhão a oferecer o curso de residência multiprofissional em saúde da família, e enfermagem obstétrica. A aula inaugural e a acolhida dos residentes aconteceu na manhã desta segunda, 03 abril no auditório do CESC-UEMA; onde foram apresentados os 10 enfermeiros, 04 fisioterapeutas e 02 nutricionistas do Maranhão e Piauí, que irão cursar a especialização durante dois anos na rede de Saúde do Município. O programa está sendo realizado com as parcerias da Secretaria de Estado da Saúde, CESC-UEMA e Prefeitura de Caxias, por meio de Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos novos residentes, compareceram ao ato solene o Pró-Reitor da UEMA Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, a diretora do CESC-UEMA Valéria Cristina, a presidente da comissão de residência multiprofissional Joseneide Câmara, Milena Carvalho secretária de políticas públicas da secretaria de estado da saúde, a secretária municipal de saúde de Caxias Socorro Melo e representantes da Prefeitura e da saúde municipal.

Geisse Rodrigues é enfermeira obstétrica, para ela, a residência é um passo importante na vida profissional, pois vai abranger o conhecimento tanto na teoria quanto na prática “ Estou feliz por ter chegado até aqui e fazer parte dessa primeira turma do interior do Estado, é uma conquista” concluiu a residente.

A presidente da comissão de residência multiprofissional Joseneide Câmara disse que trata-se de um marco para saúde e para o ensino de Caxias “As instituições se uniram para formar e manter estes programas, com perfil de especialidades e capacitar esses profissionais, melhorando a qualidade de saúde local, com mão de obra mais qualificada, associada ao ensino aprendizado”.
Para a secretária municipal de saúde de Caxias Socorro Melo, esses jovens profissionais estão ganhando a oportunidade de se qualificar com toda a estrutura necessária, possibilitando que possam ao final dos dois anos, estarem muito bem preparados e aptos para a vida profissional e mercado de trabalho “Caxias vive este novo momento, podendo oferecer a nossa rede local como ferramenta para estas especializações e a cidade é quem ganha com isso, fico muito feliz!” finalizou a secretária.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,