A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou a entrega de um kit com dois repelentes para as primeiras 35 gestantes, de um total de 350 que fazem parte do Programa Bolsa Família.

Atualmente, 1.600 mães recebem o Bolsa Família em Caxias somando zona urbana e rural. Além dos kits, as gestantes receberam explicações sobre como utilizar o repelente e também receberam dicas de como fazer o planejamento familiar e o acompanhamento do pré-natal, para que sejam evitados casos de Dengue, Zika e Chikungunya, ou ainda, possíveis casos de microcefalia.

Esta ação foi a pedido do Ministério da Saúde junto ao Estado do Maranhão, para que a gente fizesse uma reunião com as gestantes do Programa Bolsa Família para poder fazer a entrega dos kits dos repelentes para elas. É uma ação preventiva de muita importância para cada uma delas. Estamos esclarecendo sobre o período chuvoso, sobre a ida delas à UBS mais próxima”, lembrou Amanda Serejo, Coordenadora do Programa Bolsa Família.

O Prefeito Fábio Gentil também esteve na solenidade de entrega dos repelentes às gestantes. Na ocasião, ele reforçou o compromisso com a garantia da saúde da população caxiense e da importância do diálogo entre as secretarias, como é o caso da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Nós estamos trabalhando na conscientização, para evitar que as crianças sejam acometidas por algum problema de saúde. Nós entendemos que a medicina preventiva é mais barata que a curativa. Por isso, nós estamos trabalhando com este propósito de elucidar, de colocar aqui para as mães caxienses, a necessidade da utilização dos repelentes. Eu tenho dito que a humanização é um ponto importante do nosso governo e que é necessário esse diálogo, demonstrando o compromisso com a cidade”, completou o prefeito Fábio Gentil.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,