Na manhã desta quinta-feira (06/04), aconteceu uma reunião na sede da Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais, onde compareceram além da secretária de educação Ana Célia Damasceno, associados e voluntários. Em pauta, a retomada da parceria entre a Associação e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

É a primeira vez que uma secretária de educação vem à nossa associação. Nós já tivemos algumas ajudas do município, mas é muito importante a vinda da secretária porque abre as portas para o desenvolvimento de muitas melhorias para as pessoas com deficiência visual”, afirmou Elizabeth Luz, que representou a Presidência da Associação.

A presença da Secretária nos dá garantias de a Secretaria de Educação está preocupada com a acessibilidade das pessoas com deficiência visual”, lembra Maria Divina, que é professora de Braile.

Criada há nove anos, a Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais é um ponto de apoio para crianças, adolescentes, adultos e idosos, como, Maria Elenita, que perdeu a visão há trinta anos e também, Josivânia da Silva que tem baixa visão e é casada com uma pessoa que perdeu a visão por completo, mas que desenvolve atividades e trabalha normalmente.

As pessoas cegas não devem seguir em frente sempre. Os desafios são grandes, mas a gente tem que superar todos”, afirmou Maria Elenita, vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais.

A Secretária reforçou o compromisso com a inclusão da pessoa com deficiência em Caxias. Muitas pessoas com limitações visuais estão inseridas na rede municipal de educação, mas o objetivo agora é ampliar a parceria.

Nós estamos aqui para dizer que nós nos preocupamos com a inclusão dos cegos nos serviços da Secretaria. Nós estamos pensando em promover muitas ações como caminhadas, palestras, adaptar os pisos de ambientes, garantir a acessibilidade. Queremos olhar e dar apoio a todos os públicos” ratificou Ana Célia Damasceno, que lidera a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.