O dia mundial de conscientização do Autismo é lembrado em 02 de Abril e em Caxias, o CAPS-IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), que faz parte da rede de saúde do município, realizou uma vasta programação que contemplou, palestas sobre o assunto em diversas escolas da rede municipal de educação de Caxias e órgãos de saúde.
O ciclo de palestras foi realizado pela equipe multiprofissional do CAPS-IJ e direcionadas à familiares, profissionais de saúde, educação e demais áreas; foram abordados temas como TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), autismo na escola e aceitação do diagnóstico pela família; toda a ação foi pautada no respeito, tolerância, paciência, carinho e compromisso.
Foram realizadas rodas de conversas com pais de alunos e as atividades contaram com a participação de professores e colaboradores que, receberam as palestras de educação e orientação sobre o Autismo
A coordenadora do CAPS-IJ, Conceição Aguiar, destacou que a saúde mental é uma responsabilidade de todos nós, e anuncia que em breve, o CAPS Infanto Juvenil, vai ganhar um novo prédio, com condições adequadas para receber crianças e adolescentes com necessidades especiais.
Conceição Aguiar avalia o trabalho realizado de forma positiva, pois oportunizou a pais, alunos e servidores da educação, acesso a informações importantes sobre o entendimento do que é o Autismo e como lidar com crianças e jovens com o transtorno do espectro.
O Autismo é simbolizado pela cor azul e uma fita que trás um quebra cabeça em cores diferentes, que representa a diversidade de famílias que convivem com o transtorno e a diversidade de tratamentos, as cores fortes representam a esperança; a incidência de casos de Autismo é maior no sexo masculino.
Dentre as escolas que receberam as palestras estão Escola Paulo Marinho, Tia Joana, Lourdes Feitosa, João Viana e Creche Nossa Senhora da Assunção. A programação alusiva ao Autismo segue com palestras no prédio dos cursos de Enfermagem e Medicina do CESC-UEMA.