O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) lançou na tarde desta terça-feira (18/04), o projeto “Bem Estar Laboral” que visa melhorar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores de Caxias. Inicialmente, o projeto começou com 24 trabalhadores do CAPS AD, CAPS III, e CAPS INFANTO Juvenil; as atividades foram realizadas no prédio de medicina da UEMA.

Coordenador do CEREST (Eliel Santos) e secretária municipal de saúde (Dr. Socorro Melo) junto aos funcionários do CAPS.

No evento de abertura, os profissionais do CEREST apresentaram aos participantes toda a programação que será realizada em nove encontros já agendados, onde os mesmos contarão com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, técnico em segurança do trabalho, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, enfermeiro, nutricionista e fonoaudióloga.

Psicóloga Valeska Rocha conversando com os funcionários do CAPS.

“Nós iremos aplicar várias dinâmicas, dramatizações e interpretações técnicas holísticas, que são terapias de equipe, pensando na saúde, qualidade de vida destes trabalhadores”; explicou a psicóloga Valescka Rocha, uma das idealizadoras do projeto.

O coordenador do CEREST, Eliel Santos, lembrou que o projeto está dentro dos protocolos ministeriais, dando apoio aos trabalhadores do CAPS, sendo estes, os profissionais que cuidam da saúde psíquica.

A gente fornece a eles esses desenvolvimentos estratégicos para garantir-lhes uma boa saúde” disse o coordenador.

A psicóloga do CAPS III Adeni Marinelli relatou: “Ainda não tínhamos tido essa oportunidade, pelas nossas demandas mentais, às vezes absorvemos parte desses conteúdos como depressão e estresse; por isso, esse olhar voltado pra nos mesmos vai ajudar no dia“.

O vice Prefeito Paulo Marinho esteve no evento, e falou sobre preocupação que o atual governo tem com a saúde e bem-estar de seus funcionários, dando cada vez mais condições para que estes realizem um bom trabalho para a população caxiense. Na oportunidade a secretária municipal de saúde, Dr. Socorro Melo, conversou com os profissionais do CEREST e os colaboradores do CAPS, e falou da importância deste projeto para saúde do trabalhador:

“O projeto é muito importante e faz com que cada trabalhador tenha o conhecimento sobre como desenvolver suas atividades com um olhar para sua própria saúde. Estou muito feliz em saber que o CEREST está oferecendo esta oportunidade a eles”; Declarou.

Secretária municipal de saúde Dr. Socorro Melo.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,