Finalizando a Semana da Voz, a Prefeitura de Caxias-MA por meio do Centro de Reabilitação Sinhá Castelo, realizou uma ação de conscientização sobre o instrumento vocal no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA) na manhã desta quarta feira (19/04). Esta é a 19ª edição da campanha que em 2017 tem como tema “É hora de falar sobre a voz” sendo realizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.  Este ano o lema é “seja amigo da sua voz”.

É uma ação mundial. Nós fazemos campanhas, palestras, orientações sobre a voz e o que é a voz”, diz Nara Sousa, Fonoaudióloga.

O Dia Mundial da Voz é celebrado no Brasil no dia 16 de abril desde 1999. O objetivo com a conscientização é despertar nos profissionais da voz, o cuidado preventivo para evitar: rouquidão, distúrbios, falhas e cansaço ao falar. A fonoaudióloga Léa Kalina, explica que alguns hábitos são prejudiciais à saúde da pessoa, e, por conseguinte, da voz, como: Fumar, ingerir bebida alcóolica, gritar, tomar café em excesso ou pigarrear. Por outro lado, ingerir água em temperatura ambiente e consumir maçã, pode ajudar a preservar a voz.

Devemos evitar comidas pesadas e pimenta, principalmente profissionais da voz, porque irrita as pregas vocais. Quem utiliza a voz com frequência, à água em temperatura ambiente é importante. Gelada demais pode causar choque térmico”, explica Léa Sousa, Fonoaudióloga do Centro de Reabilitação Sinhá Castelo.

Quando não se observam os hábitos saudáveis, a pessoa quase sempre precisa reparar os prejuízos, o mais grave deles é o câncer na laringe.

Nós fonoaudiólogos somos as pessoas mais adequadas para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Muitas pessoas não sabem a importância de fazer um aquecimento vocal. No caso de professores que utilizam a voz com frequência, rouquidão por mais de dois dias, não é normal. Isso já é um problema. Chegou a este ponto, tem que procurar um especialista” lembra Nara Sousa, Fonoaudióloga.

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , ,