A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião preparatória para a I Conferência Livre Municipal de Saúde das Mulheres. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Caxias-MA, nesta quarta feira (26/04), e reuniu entidades de vários segmentos da sociedade que representam as mulheres em seus diferentes papeis sociais.

“É um momento importante e nós precisamos de apoio. O eixo é saúde da mulher sendo importantíssimo que as mulheres participem e contribuam sugerindo de que forma querem ser atendidas”, afirma Jesus Andrade, Presidente do Conselho de Direitos das Mulheres de Caxias-MA.

“É um momento muito importante e nós precisamos de apoio. Vemos muitas mulheres penetraram no mundo das drogas. É necessária uma política preventiva”, disse Hely de Maria, Projeto Social Árvore da Vida.

A I Conferência Livre Municipal de Saúde das Mulheres acontece no próximo dia 11 de maio. No próximo dia 18 de maio, Caxias também sedia a Conferência Macro Regional Livre de Saúde das Mulheres abrangendo 17 municípios da região leste maranhense. A mobilização conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres (SMPPM).

“Esta é uma reunião preparatória teve por objetivo reunir os responsáveis pelos segmentos que vão debater as ideias no dia da Conferência; além da Conferência Livre Municipal de Saúde das Mulheres, vamos sediar o encontro Macro-Regional para que possamos contribuir com a política nacional em benefício das mulheres”, lembrou Taniere Cantalice, Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

No dia da Conferência, as discussões serão pautadas em quatro eixos temáticos, que devem seguir o tema: “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

• I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
  • II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
  • III – Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres;
  • IV – Políticas Públicas para as Mulheres e Participação Social.

“Essa discussão é de grande interesse para o nosso segmento, que atende crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. No dia da conferência vamos trazer o máximo de meninas possíveis para engrandecer o debate” lembrou Kátia Braga, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“O objetivo é essa mobilização para que cheguemos ao dia da Conferência com muitas participações. A Conferência é um espaço democrático para os debates, em que o foco é garantir o direito da mulher à saúde”, ressaltou Amanda Costa, Coordenadora da Política de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde de Caxias-MA.