Segue até o próximo sábado, 06 de maio, a semana de atividades em homenagem ao Dia do Trabalhador promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias- SAAE. Na manhã desta quarta-feira (04/005) foi dia da Ação Cuidar, em parceria com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na qual os colaboradores do SAAE começaram o dia de trabalho aquecendo o corpo com ginástica laboral desenvolvida pela terapeuta ocupacional, Dyener Moura.

Com essas parcerias, a gente vai despertar no colaborador a importância deles estarem cuidando da saúde que é fundamental e para isso, ele precisa se perceber no ambiente de trabalho. Essas atividades como ginástica laboral, relaxamento e dinâmica de grupo visam favorecer a saúde e a qualidade de vida do trabalhador e assim, evitar que ele contraia doenças ocupacionais”.

Os funcionários do SAAE puderam também aferir a pressão, realizar testes de glicemia e serem avaliados por uma nutricionista, com o apoio de acadêmicos de medicina e fisioterapia. Para a acadêmica Vanessa Kely Silva, que está no 9º período de fisioterapia, a ação foi importante para a formação dela como futura profissional. “É bastante interessante para nossa formação acadêmica participar dessa ação de saúde, principalmente para desenvolver nesses trabalhadores atitudes que podem prevenir, principalmente as más posturas no ambiente de trabalho, evitando assim, lesões e colaborando para a qualidade de vida deles”.

Para a colaboradora do SAAE, Ingride Santana, que trabalha no setor de atendimento ao público, a ação foi excelente porque ela trabalha sentada e não faz muita atividade, isso provoca dores na região lombar. “Eu sinto muitas dores na região lombar, a ginástica de hoje me ajudou a relaxar, vou usar alguns movimentos no dia a dia para trabalhar com mais qualidade e evitar o stress”. A abertura da Semana do Trabalhador do SAAE foi na terça-feira, 02, com um café da manhã que contou com a participação do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, além de autoridades municipais.

Em seguida, os funcionários participaram da palestra motivacional sobre “a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho”, ministrada pelo consultor e orientador profissional, o administrador Sérgio Sampaio, na qual foram abordadas ferramentas de comunicação e liderança importantes para o desenvolvimento dos trabalhadores e a melhoria da qualidade do trabalho a ser desenvolvido.

De acordo com o consultor Sérgio Sampaio, cabe aos funcionários do SAAE desenvolver a competência de cuidar da água com qualidade, e “para desenvolver essa missão, eles precisam mostrar que tem a habilidade para desenvolver todas as etapas do processo de captação, tratamento e distribuição da água que vai chegar de forma eficiente e com qualidade na casa de cada família caxiense”.

Durante a palestra, foram desenvolvidas dinâmicas que permitiram aos funcionários do SAAE agir de forma individual, mas pensando no coletivo, e assim desenvolver o espírito de liderança e equipe. Para Paulo Façanha, que trabalha no laboratório de coleta e análise da Estação de Tratamento do Bairro Volta Redonda, a atividade foi importante para enriquecer o trabalho.

A comunicação é fundamental no trabalho em equipe aqui na Estação, principalmente no laboratório. A partir do que foi discutido hoje, vamos melhorar a comunicação entre nós e assim, melhorar o trabalho que realizamos.” A programação da semana termina neste sábado, 06, com a realização do InterSAAE. Será um dia de esporte e lazer no SESI com uma competição de futebol socity, que contará com a participação de funcionários e convidados, além da confraternização para os trabalhadores.

Para o diretor administrativo e financeiro do SAAE, Arnaldo de Arruda Oliveira, a programação foi pensada para as pessoas que são a principal engrenagem da empresa. “Se hoje a cidade tem um saneamento de qualidade isso é fruto do trabalho da nossa equipe, é mais do que justo tirar essa semana para valorizar essas pessoas. Então, a gente teve palestra motivacional, a ações de saúde. Não vejo outra forma da empresa alcançar excelência se não for valorizando a equipe que compõe a empresa.

Confira mais fotos do evento: