O Serviço de Água e Esgoto de Caxias, o SAAE, participa hoje (10/05), da sétima edição da Expoempreendedor – a feira de negócios e produtos sustentáveis, organizada pelos estudantes do Centro de Ensino Odolfo Medeiros; o evento está sendo realizado na unidade escolar localizada no bairro Cangalheiro, em Caxias, até às 21h.

A feira, que está em sua sétima edição, tem o objetivo de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos acerca de estudos e pesquisas sobre a temática da sustentabilidade em saúde e meio ambiente, bem como a exposição de produtos e serviços relacionados ao tema.

Para o professor organizador, o administrador Sérgio Sampaio, o evento “abre um importante espaço de discussão entre os alunos, além de expandir o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade. Os temas escolhidos são transversais à educação e estão diretamente relacionados ao mercado de trabalho, como a cidadania, ética e sustentabilidade, que fazem com que esses alunos saiam da sala de aula bem mais preparados para o mercado profissional”.

A Expoempreendedor conta também com palestras, exposição de produtos e trabalhos feitos pelos alunos. É o caso da maquete que retrata uma estação de tratamento de água. Para construir o projeto, os estudantes visitaram a Estação de Tratamento do SAAE da Volta Redonda, na qual puderam acompanhar de perto todo o processo desde a captação, filtragem e tratamento da água; conheceram mais sobre a função de cada produto químico utilizado e visitaram o laboratório onde puderam ter uma visão mais crítica sobre o controle de qualidade e a parte físico-química utilizada nesse processo.

De acordo com o coordenador de produção do SAAE, o químico Edson Mauro, que participa da feira como palestrante, é fundamental a iniciativa dos jovens em projetos como esse “para que eles tenham uma visão mais crítica da importância da água para o funcionamento da vida, além de conhecer cada etapa do processo de tratamento da água, assim, eles têm mais compromisso com a preservação da qualidade da água que chega tratada na casa deles, contribuindo para que a comunidade evite o desperdício”.

Para a estudante do curso técnico em enfermagem, Charlene Oliveira, a  iniciativa das pessoas colabora para a preservação da água potável no planeta: “Pequenas atitudes, como o uso racional e o armazenamento. Como eu sou também cabeleireira, lá em casa, eu uso a torneirinha na função que gasta menos água, tenho o meu reservatório e procuro reutilizar a água pra lavar roupa. Além de pegar no pé dos cinco filhos pra tomar banho de forma eficiente, sem gastar muita água.

Confira mais fotos da ocasião: