A Semana Nacional do uso Racional de Medicamentos acontece em todo o Brasil entre os dias 05 a 11 de Maio, e em Caxias a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da assistência farmacêutica, realizou na última segunda (08/05), uma vasta programação alusiva pela manhã na Praça Matriz, onde a população contou com os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre o uso racional de medicamentos.

Durante a programação matutina, estiveram presentes o vice prefeito Paulo Marinho Júnior , a equipe da Assistência Farmacêutica do Município coordenada pela Drª. Katia Bitencourt, a  presidente do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão, Maria José Luna, a delegada do Conselho de Farmácia em Caxias Michele Portugal e do Conselho Federal de Farmácia representado pelo Dr.Fernando Luís Bacelar; a farmacêutica clínica e coordenadora do CTA Caxias Drª. Kelma Bezerra também participou apoiando a ação de rua.

Durante toda a manhã, dezenas de pessoas receberam atendimento e diversas orientações, como foi o caso da senhora Maria da Anunciação, que verificou a pressão arterial e saiu com a boa avaliação da sua saúde; “Esse evento aqui veio em boa hora, pois quando eu passava por aqui senti que estava um pouco tonta, e sentindo uma fraqueza, mas graças a Deus com o trabalho aqui do pessoal, soube que estou muito bem, foi só  um mal estar e um susto” concluiu a dona de casa.

Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica, o evento é uma grande oportunidade de esclarecimento para a população, e a abordagem sobre uso racional de medicamentos somado aos riscos da automedicação são assuntos que estão no cotidiano das pessoas:

Nos estamos a nível nacional com esta campanha que pretende reduzir a automedicação, lembrando as pessoas que chegam aos balcões das farmácias e compram medicamentos sem prescrição médica, que isso ao invés de ajudar poderá causar sérios danos a saúde e até mesmo levar a morte“, ressaltou a coordenadora.

Na parte da tarde o evento solene aconteceu no auditório do SAMU, com uma palestra “ Perfil do farmacêutico, frente às novas atribuições clínicas” ministrada pelo conselheiro federal de farmácia Dr. Fernando Bacelar.

Nos temos dados alarmantes que 20,000,00 pessoas no Brasil morrem pelo uso indevido de medicamentos, principalmente diabéticos e hipertensos. A automedicação tem causado sérios problemas de grande impacto para a saúde pública, então precisamos trabalhar mais nesse assunto e lembrar da grande importância do Farmacêutico para a população”  destacou o Dr. Fernando Bacelar.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,