Momentos de confraternização e congraçamento marcaram a homenagem a todas as mães relacionadas com o CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial do município, em um evento realizado na manhã da última sexta-feira (12/05). Ligado a Secretaria de Saúde, o Centro atende aproximadamente 200 pessoas entre homens e mulheres, mas possui um fluxo diário que varia de 70 a 80, e com capacidade para 8 internações de pacientes que necessitam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Dona Fátima da Silva é atendida há 12 anos e mãe de dois filhos. Ela falou da importância do trabalho dos profissionais do CAPS em sua vida.

Um feliz dia das mães, é um dia muito feliz, porque todos os dias são dias das mães. Todo filho deve abraçar e beijar sua mãe e dizer: mamãe eu te amo. Quando eu cheguei aqui no CAPs eu era descontrolada, já tinha tentado suicídio algumas vezes. Mas o CAPs me deu um apoio muito grande. Hoje meu pensamento mudou, jamais vou pensar em tirar a minha vida, porque eu aprendi muita coisa aqui. A minha segunda família é o CAPs”, falou emocionada Fátima da Silva, paciente do CAPS III.

O secretário de governo, Catulé Júnior e o secretário adjunto de saúde, Ermando Filho, prestigiaram o momento festivo e lembraram a importância de se manter uma política pública para o setor.

“Quero deixar um abraço especial a todas as mães de Caxias e em especial as mães do CAPs III, pois elas são supermães, que enfrentam no dia a dia, todas as dificuldades que lhes são inerentes e potencializadas. Essas mães elas cumprem um papel muito importante na vida de seus filhos. Nesse dia em comemoração ao dia das mães, nós temos que louvar e parabenizar a todas essas guerreiras”, Catulé Júnior, Secretário de governo.

É com muita satisfação que recebemos este convite para este evento em alusão ao dia das mães. Quero parabenizar e agradecer a todas as mães presentes. Caxias tem todo apoio do Prefeito na atenção psicossocial, são três CAPs, o Infantil, o AD e o CAPs III. A rede está sendo ampliada e renovada, temos hoje um atendimento muito melhor do que tínhamos antes”, disse Ermando Filho, sec. Adjunto de Saúde.

A homenagem coincidiu com o dia mundial do enfermeiro, o que para Liziane Carvalho é motivo de orgulho, pois além de mãe, também há dois anos desenvolve o trabalho na área de enfermagem no CAPS III, trabalho de grande relevância social. A coordenação  da unidade ressaltou o papel das mães no cuidado com os filhos que necessitam de uma atenção especial.

Não é fácil ser mãe, o mais importante que uma mãe pode deixar para seus filhos é o exemplo. Como técnica, é um serviço árduo; é gratificante e é um enorme prazer está contribuindo como técnica de enfermagem” ressaltou Liziane Carvalho, Técnica de Enfermagem.

Hoje nós estamos homenageando as mães de nossos pacientes, de nossas funcionárias e de nossas pacientes que também são mães. A maioria dos nossos pacientes são mulheres e muitas são mães. Quando o paciente chega aqui, nós fazemos o acolhimento, passa por uma triagem com a Assistente Social, vai para o médico, para a consulta psicológica, aí o médico diz se é caso de internação ou só acompanhamento. Um feliz dia das mães a todas as mães, muita saúde, muita paz e que elas têm muita paciência”, Fátima Albuquerque – Coord. do CAPS III.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: