O prefeito Fábio Gentil aproveitou a visita do secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, para pedir apoio e alinhar recursos e projetos na área da saúde, pasta que sofreu cortes nos repasses de verbas principalmente para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e Maternidade Carmosina Coutinho, desde o início de 2017.

Na oportunidade, foi apresentado à Carlos Lula, a maquete virtual de ampliação do Hospital Municipal Gentil Filho, que com o projeto passará a ser um complexo hospitalar. Depois da reunião, o secretário Estadual de Saúde, secretária Municipal de Saúde, Dr. Socorro Melo e o prefeito Fábio Gentil visitaram a  UPA e a Maternidade Carmosina Coutinho. O secretário de Estado foi indagado sobre a possibilidade da construção de uma ala de oncologia no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, uma vez que Caxias já  dispõe  de um prédio pronto para funcionar; o secretário respondeu:

A nossa ideia é que não haja a concorrência de serviços, já que vai surgir a ampliação do Hospital Geral;  a gente vai, na verdade, estabelecer os serviços que vão funcionar por parte do município e os por parte do estado, não há menor necessidade de haver serviços em concorrência. Se a gente já tem um Centro Oncológico, por que eu vou abrir outro pra concorrer com o município?! Na verdade, a gente precisa é unir esforços porque com isso a gente vai conseguir a melhor eficiência nos gastos de recursos” afirmou Carlos Lula, secretário Estadual de Saúde do Maranhão.

Sobre os cortes de verbas para o Município, o representante do Estado informou que um dos motivos de sua vinda à Caxias, foi justamente alinhar com o prefeito Municipal esses recursos. “A gente tem conversado, a gente vai chegar a um bom termo, agora com o prefeito estamos visitando mais algumas unidades, a gente ainda vai ter mais algumas conversas, mas tenho certeza que vamos chegar a uma boa solução entre o Estado e o Município“, completou o secretário.

Para o prefeito Fábio Gentil e a secretária Municipal de Saúde, o encontro foi bastante proveitoso. “A parceria entre o Estado e o Município é de extrema importância para que possamos levar ao povo do nosso município uma saúde de qualidade. Ele entende isso como profissional que sabe das dificuldades em que vivem o País e o Estado, mas tem demonstrado boa vontade. Eu tenho certeza absoluta que essa parceria irá acontecer de imediato, quem deve ganhar é o povo”, afirmou o prefeito Fábio Gentil.

A representante da pasta da saúde de Caxias, Dr. Socorro Melo, espera que o governo do Maranhão atenta às necessidades do Município para dar mais qualidade ao atendimento. “Só quem ganha é a população, é muito bom ouvir da nossa gestão maior do Estado, que a política partidária fica à parte disso, é realmente o que ele tem demonstrado pra gente, isso é um grande alento pra gente,  e a gente cria uma esperança nova que as coisas tendem a melhorar“, ressaltou a secretária Municipal de Saúde.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,