Cerca de 40 alunos do ensino médio da escola estadual Centro de Ensino Santos Dumont tiveram uma aula diferente na manhã de hoje (17/05).

Eles visitaram a estação de tratamento de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do bairro Volta Redonda. A visita faz parte de um projeto que vai ser desenvolvido em junho, durante a semana do meio ambiente. Dentre as etapas, estão visitas às estações de tratamento de água, esgoto e áreas de preservação ambiental da cidade.

Para o professor de geografia, Deusdete Ferreira, que acompanhou a turma de estudantes, a questão da água é de fundamental importância, principalmente o tratamento que é realizado pelo SAAE.

Inserir a qualidade da água nessa programação foi uma sugestão dos próprios alunos, já que eles consomem em casa e na escola, e tinham a curiosidade de saber como ela é tratada e de que forma é enviada para as residências. E conhecer todo o processo de tratamento ajuda na conscientização do consumo e também na preservação do meio ambiente”, explica o professor.

A estudante Emily Assunção, de 17 anos, visitou pela primeira vez uma estação e ficou impressionada com as etapas do tratamento da água. “Eu fiquei impressionada com a quantidade de coisa utilizada para tratar a água, tanto cuidado, as soluções, a filtragem; pensei que a água não passasse por tudo isso. A partir de agora sei da grande responsabilidade de quem trabalha aqui e a forma como eu consumo a água na minha casa e na escola pode influenciar nesse trabalho”.

Para o estudante Luan Mesquita, de 15 anos, a visita à estação vai provocar mudanças no consumo de água na rotina dele. “Depois de conhecer todo esse processo de tratamento da água, pensei em como economizar a água que chega pronta para o consumo na minha torneira, por exemplo, na hora de escovar os dentes, devo fechar a torneira, posso diminuir o uso do chuveiro na hora do banho e também ajudar a minha família a fazer o mesmo. Saio daqui cheias ideias para economizar água”.

O SAAE sempre recebe turmas de escolas da cidade e reconhece a importância dessa troca de experiências entre profissionais e os estudantes. De acordo com o coordenador de produção do SAAE, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização: “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar para eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e como multiplicadores da importância da água tratada para a população”.