Termina amanhã (20/05), a primeira etapa do treinamento sobre percepção e análise de risco, desenvolvido pelo departamento de Segurança do Trabalho, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias.

Ao todo, cerca de 100 funcionários participaram do curso que começou no início deste mês. De acordo com o técnico em segurança do trabalho do SAAE, Júlio César Martins, esse treinamento é de fundamental importância para evitar os acidentes no local de trabalho.

“Com o material repassado aqui no curso, os nossos colaboradores vão estar aptos a perceber, analisar e adotar medidas de controle dos riscos que poderão surgir no desenvolvimento das atividades que eles praticam no dia a dia”, explica Júlio César.

O treinamento vai além da sala de aula, a partir do curso, todos os ambientes do SAAE vão ser monitorados por meio do mapa de risco, um mapa que mostra claramente os riscos que o ambiente de trabalho apresenta, com base em um diagnóstico aprofundando dos perigos de cada setor da autarquia.

O técnico em segurança do trabalho explica também que, “a partir de agora, toda vez que o nosso colaborador for fazer uma atividade, ele precisa preencher um documento de análise preliminar de risco. Por exemplo, ele vai trocar uma bomba de poço, no local ele vai ver quais os riscos do serviço, de acordo com cada etapa e qual medida de controle para evitar algum acidente”.

E como atividade de campo, os colaboradores do SAAE estarão desenvolvendo amanhã, a partir das 10h, uma demonstração de riscos na estação de tratamento de água do bairro Volta Redonda.

Confira mais fotos da ocasião: