Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19/05), no auditório da FAI, a 1ª Conferência Livre de Saúde das Mulheres, no município de Caxias com o tema “Desafios para a Integralidade com Equidade”.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Caxias, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres com apoio do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.

A senhora Maria Julia, representando o Conselho Municipal de Saúde, falou que sempre estão sendo discutidas questões de saúde e que isso é importante nesse espaço de debates: “Aqui nos sentimos mais fortalecias, debatendo e propondo sobre a saúde da mulher “concluiu.

Jesus Andrade é presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e diz creditar que, no âmbito municipal é onde acontecem as politicas que vão contemplar as mulheres para dar um norte as próximas conferencias, e que, esse é o caminho para acompanhar essas políticas.

Na abertura do evento, todos os participantes interagiram através de várias dinâmicas; além disso, também realizou-se uma ginástica laboral conduzida por Nando Santos.

As discussões pautadas na Conferência Municipal seguem temas propostos pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, sendo que as propostas apresentadas no evento serão levadas à conferência macrorregional no próximo dia 23 de maio no auditório da UEMA com participação de 17 municípios da região.

Com a formação dos grupos de discussão, os facilitadores iniciaram os trabalhos com a participação de estudantes, entidades e demais interessados; foram abordados 04 eixos temáticos e ao final dos trabalhos, apresentadas às propostas de cada grupo que trataram de programas, ações e medidas que promovam e facilitem o acesso das mulheres aos serviços de saúde junto a rede pública, sociedade e nos vínculos de trabalho.

O eixo principal da conferência foi a implementação da política nacional de atenção integral à saúde da mulher como mecanismo de participação social na qual a população, entidades e profissionais, debatam e discutam ideias, para criar diretrizes que pautarão as políticas públicas a nível municipal.

A secretária Municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo e a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Taniery Cantalice, estiveram presentes na conferência e conversaram com o público presente deixando uma mensagem de apoio, estímulo e incentivo referente às propostas ali apresentadas.

Confira mais fotos da ocasião:

Palavras chaves: , ,