Nos próximos sábado (27/05) e domingo (28/05) acontece o Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura. O evento que tem como tema: “a questão da pós-verdade e suas consequências danosas à ética individual e coletiva do mundo atual globalizado”, ocorrerá na Fan Page do Facebook, com o nome do evento: www.facebook.com/salãovirtualinternacionaldearteseliteratura. O evento reunirá artistas de várias partes do mundo. A comissão organizadora se reuniu no último final de semana para dialogar sobre a dinâmica de participação das atrações no evento.

O objetivo desse encontro é exatamente promover o intercâmbio cultural entre artistas de diferentes linguagens e nacionalidades através das redes sociais. Esse tema abordado remete à questão política e a questão da arte. Como fica a arte na questão dos pós verdade? Esse tema será abordado por Cunha e Silva Filho, que é Pós Doutor em Literatura Comparada. Esse texto será disponibilizado no dia do evento, tanto em português, quanto inglês”, lembra Gilvaldo Quinzeiro, idealizador e organizador do Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura.

Palco Físico

A abertura do Salão Virtual de Artes e Literatura ocorrerá no dia 27, com transmissão ao vivo a partir das 08h00, do auditório da Academia Caxiense de Letras, com a presença de artistas locais da cidade de Caxias-MA. Na ocasião, os nossos artistas vão exibir seus talentos para o mundo inteiro. O palco virtual será também destinado a artistas de outras partes do Brasil e do mundo, caso queiram inserir-se na programação.

No dia 28, domingo, será a vez dos escritores, poetas, pintores e fotógrafos compartilharem seus trabalhos. No final, será publicado um e-book com a contribuição dos participantes. Será criado também uma página no YouTube dos vídeos com a participação dos artistas da música, dança e teatro. Além de certificado a todos os participantes.

Vamos reunir pessoas de várias partes do mundo. Já temos a conformação de pessoas da Tunísia, Paraguai, México, Romênia, fora os brasileiros, escritores, artistas, e artistas amadores que vão aproveitar o evento como uma vitrine para compartilhar o que fazem. Vão poder compartilhar suas músicas ou blog, sua página, então, vão ser um final de semana de muita cultura. A Internet sendo utilizada de uma maneira positiva” ressalta Gilvaldo Quinzeiro, idealizador e organizador do Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura.

Comissão organizadora e alguns artistas

A expectativa é a melhor possível. É um evento internacional onde os artistas vão apresentar as suas produções. Eu pretendo apresentar músicas autorais, estarei lançando um disco este ano, e pretendo apresentar músicas da minha autoria no evento. Então é importante divulgar a minha arte para o Brasil e para o mundo. Caxias está de parabéns”, afirma Carloman Rocha, cantor caxiense.

O diretor de teatro caxiense Luís de Carlos, vai apresentar um espetáculo sobre a arte de representar.

Nós já temos um espetáculo montado. A gente vai fazer um texto de Brecht: “o mendigo e o imperador”, é um texto que deixa uma reflexão muito boa em relação à arte de representar e também para as pessoas refletirem em relação a esse diálogo do rico com o pobre”, confirma Luís de Carlos, diretor de teatro.

“Eu acredito que é uma oportunidade que a gente tem de expandir a nossa arte para o Brasil e dizer que essa iniciativa partiu do Gilvaldo que coloca Caxias em foco e devemos manter viva essa alma caxiense cheia de cultura. Eu devo apresentar músicas autorais, além de declarar meu amor por Caxias”, ressalta Adelmo José, intérprete caxiense.

O que é o Salão de Artes e Literatura

O Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura, trata-se de um encontro multicultural, multilíngue, de caráter pacifista e humanista que tem como objetivo promover o intercâmbio entre artistas de diferentes culturas, linguagens artísticas e nacionalidades proporcionando através do uso da rede mundial de computadores o compartilhamento de ideias e produções culturais quer seja em forma de textos, quer seja em forma de vídeos e fotografia.

O evento é uma realização do Movimento Abraçarte Caxias, e contará com apoio da Academia Caxiense de Letras e da Prefeitura de Caxias.

Fazem parte da sua comissão organizadora: Gilvaldo Quinzeiro, Cunha e Silva, Renato Meneses, Julimar Silva, Luís de Carlos, Oriel Silva, Marechal, Carloman Rocha, Antônio Luís (Brasil), Alina Velazco Ramos, Irma Rodrigues (México) e Hugo Pereira (Paraguai).