A cidade de Caxias-MA, ainda sente a atmosfera do 1º Miss Gari, evento realizado na última sexta-feira (19/05) na casa de eventos Ramayra Festas, no bairro Seriema; o evento promovido pelo Projeto Aprender, demonstrou que gestos simples podem fazer toda a diferença quando se deseja valorizar a pessoa humana.

Ivânia Silva ao lado das vencedoras de 1º e 3º lugar

Esta foi a primeira edição da escolha da Miss Gari, mas a festa dos Garis, já está no quarto ano consecutivo. O objetivo foi valorizar e levantar a autoestima das mulheres que trabalham na limpeza pública do município. Para Ivânia Silva, organizadora e idealizadora da festa, o objetivo foi atingido.

Eu gostei do evento, os Garis se sentiram à vontade pela simplicidade, as candidatas, todos que participaram gostaram da festa. Como o Projeto Aprender sempre trabalhou com essa clientela, nós sentimos a necessidade de fazer algo mais por elas. Acredito que o objetivo foi alcançado, quem esteve lá gostou e nos cumprimentou pela organização com todo o cuidado que a gente teve com a ornamentação e participação das pessoas”, ressalta Ivânia Silva, organizadora do concurso Miss Gari 2017 e Assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A premiação foi simbólica. A 1ª colocada Raimunda da Silva Pereira, que reside no bairro Bacurí e tem cinco filhos, ganhou R$ 300,00. Raimunda representou o grupo de trabalhadoras do bairro Seriema e teve como madrinha a loja Gente Fina; O 2º lugar foi para Cláudia Regina Sousa, também do bairro Bacurí, foi vestida pela Glenda Modas e representou o grupo Centro-01. Recebeu a premiação simbólica no valor de R$ 200,00; O 3º lugar ficou com Franciara da Silva Duarte, da Vila Paraíso, ela representou o grupo do bairro Ponte e vestida pela loja Moda Básica, a premiação simbólica foi no valor de R$ 100,00.

Cada uma das candidatas que desfilou na passarela, teve sua própria madrinha e foram vestidas por lojas do comércio local. As roupas com as quais as candidatas desfilaram, foram doadas de presente a cada uma delas pelas madrinhas. Todas tiveram direito a um Book com fotos que foram fotografadas em pontos turísticos de Caxias-MA, com a assinatura do fotógrafo Davi Sousa.

Miss Caxias 2016, Gabrielle Giovanna e Ana Célia Damasceno, secretária Municipal da SEMECT

Além das candidatas, a festa contou com a presença de aproximadamente 145 Garis da cidade entre homens e mulheres, que foram brindados com a presença da Miss Caxias 2016, Gabrielle Giovanna. Diversas autoridades municipais estiveram presentes, dentre elas: Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o prefeito Fábio Gentil, Prefeito Municipal.

Projeto Aprender

O concurso Miss Gari é apenas uma das ações do Projeto Aprender, que há mais de 20 anos existe na cidade de Caxias, promovendo cursos nos bairros mais carentes da cidade, especialmente nos bairros João Viana e Mutirão.

Foi uma iniciativa minha, da professora Gorete e da professora Nilde. Durante dois anos nós oferecemos cursos de sabonete, ponto cruz, além de bazar e festa das mães para a clientela do Mutirão e João Viana. A gente deu uma parada por um tempo, mas há quatro anos eu resolvi retomar as atividades do projeto, realizando festas como: Dia de Reis, Festa das Crianças e Festa dos Garis, sempre com a ajuda dos amigos”, reforça Ivânia Silva, organizadora do concurso Miss Gari 2017 e Assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Confira a reportagem: