Após a Conferência Livre de Saúde das Mulheres realizada pelo município, Caxias sediou a 2ª Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres no auditório da UEMA.

O evento teve a participação de 17 municípios de 03 regiões de Saúde, sendo um total de 07 conferências a serem executadas em todo o Maranhão.   A realização nas macrorregiões é por conta das secretarias estaduais de saúde da mulher que em Caxias teve o apoio e a participação do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres- SMPPM.

Com o tema: “Saúde das Mulheres, Desafios para Integralidade com Equidade” foram trabalhados 04 eixos de discussões envolvendo conselhos de classe, sindicatos, gestores, associações, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados.  A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Jesus Andrade, relatou: “Nos acreditamos que nesta instância a gente socializa as demandas apresentadas na conferência municipal, com o objetivo de atender de forma integral as necessidades da saúde da mulher em Caxias e no Maranhão” Concluiu.

A secretária Municipal de Saúde de Caxias, Dra. Socorro Melo, destacou que o foco é a mulher: “Tivemos um evento de preparação para esta conferência que aliás, foi muito produtiva; daqui que sairão diretrizes importantes e partir disso, faremos nossos encaminhamentos para a etapa estadual e nacional. É a evolução da mulher em todos os sentidos”.

Jaqueline Silva, que representa o grupo de mulheres na região dos cocais, comentou que a participação das mulheres ajuda na conquista de seus espaços e direitos.

Este espaço é democrático e de discussão, onde são dadas as oportunidades para gestores, trabalhadores e usuários discutirem a saúde publica das mulheres ribeirinhas, camponesas, indígenas, enfim, são muitos os desafios no sistema de saúde”, comentou Silvia Vivian, representante da Secretaria Estadual de Saúde.

Após as propostas apresentadas por cada grupo de trabalho, elegeu-se as delegadas e suplentes que irão participar da conferência estadual em São Luís-MA no mês de julho; sendo que de Caxias foram eleitas: Jesus Andrade (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Amanda Costa (enfermeira Coord. da Política de Saúde das Mulheres), Suany Froz (Assistente Social da Sec. de Políticas Públicas para as mulheres), Hely Oliveira (Assistente Social do Projeto árvore da Vida), Maria Julia (pastoral da criança, Conselho Municipal de Saúde), Ana Rita (ADEFIC), entre outras.

Confira mais fotos da ocasião:

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , ,