O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) realizou uma roda de conversa com pais e responsáveis a respeito do 18 de maio, dia nacional do enfrentamento contra violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A ocasião contou com a parceria do Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), e dos coordenadores dos CAPS AD, CAPS 03 E CAPS IJ.

A coordenadora do CAPS IJ, Conceição Moura, falou que o evento teve o objetivo de tentar sensibilizar os pais ou responsáveis por estas crianças e adolescentes, sobre a prevenção da violência e o abuso sexual, através do CREAS, Conselho Tutelar, e profissionais do CAPS “A gente consegue de uma maneira bem dinâmica estar conversando e dialogando com os pais, falando  como identificar uma crianças que está sofrendo abuso e quando devem estar encaminhando a denúncia para o conselho tutelar; esse evento nos oportunizou passar estas importantes informações” Concluiu Conceição Moura, coordenadora do CAPS IJ.

A conselheira tutelar, Carlene Aragão, orientou que, quando uma criança sofre alguma violência, ela manifesta algumas atitudes de isolamento e que tanto homens quanto mulheres podem praticar o abuso, cabendo aos responsáveis por estes menores, observarem se há um comportamento estranho ao da rotina comum.

Ao final da reunião, ouve uma confraternização em alusão ao mês das mães.

O novo CAPS IJ, agora está mais amplo e confortável, e dispõe de área para recepção, consultórios, área de lazer, salas de terapias e refeitórios. O CAPS IJ realiza de 300 a 500 atendimentos por mês; lembrando que o mesmo agora está em novo endereço, na rua Manoel Gonçalves, número 1018, Centro, próximo à escola de artesanato.

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , , ,