Enfermeiros e enfermeiras da estratégia saúde da família, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, foram apresentados ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.

A exposição aconteceu nas dependências da coordenação municipal da atenção primária.

O sucesso do programa depende da gestão, dos profissionais e da estruturação das unidades básicas de saúde. O objetivo é a melhoria no acesso e na qualidade da assistência”, ressalta Helena Cardoso, Enfermeira.

O programa visa à capacitação dos profissionais de saúde, a estruturação das unidades de saúde e melhoria na qualidade do atendimento. No total, 44 enfermeiros e enfermeiras participaram da apresentação, de um total de 53 equipes do Programa Saúde da Família- PSF, existente em Caxias. Segundo o coordenador da atenção primária, no primeiro ano de execução do programa, os primeiros resultados já devem ser evidenciados. Os recursos vão sendo liberados, à medida que o programa for sendo desenvolvido.

Os profissionais estão se qualificando para que haja uma mudança nos processos de trabalho gerando mais benefícios à população. As equipes também vão ter metas, como captar gestantes, realizar visitas domiciliares, e, em cima disso, a gente faz as avaliações sobre as equipes e assim a gente vai melhorando as unidades. Um dos pilares do programa é a capacitação constante dos profissionais”, explica Rubenilson Luna. Coordenador da Atenção Primária.

Confira a reportagem:

 

 

Palavras chaves: , , ,