Foi inaugurado na última sexta-feira (02/06) em São José de Ribamar- MA, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA no Maranhão (CETAS).

Na ocasião estiveram presentes o ministro, José Sarney Filho; desembargador, Jorge Rachid; deputado federal, Victor Mendes; superintendente, Pedro Leão; representante da Vale, Francisco Rocha; prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia e prefeito de Caxias, Fábio Gentil acompanhado de Natanael dos Reis, diretor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) .

Os CETAS são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares com a finalidade de identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. Sendo realizado desde 2002, o CETAS, com ajuda da Vale, conseguiu se ampliar neste ano de 2017.

Na oportunidade, o ministro José Sarney Filho, doou aos Municípios madeiras ilegais apreendidas pelo IBAMA para o uso na construção de obras municipais.

Em relação a Caxias, as madeiras doadas serão utilizadas na construção de um curral para o CCZ com intuito de alojar animais de médio e grande porte. Para o ministro, “essas ações são bons exemplos de como o trabalho do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis é revestido de grande vocação para soluções socioambientais em sua missão de proteção ao meio ambiente”. Ainda segundo ele, os CETAS são fundamentais para o cuidado e conhecimento da fauna brasileira:

” Essas unidades são responsáveis pelo manejo dos animais silvestres, que são resgatados e recolhidos em atividades de fiscalização. A finalidade dos CETAS é bastante ampla, vai desde receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar os animais acolhidos até subsidiar pesquisas cientificas. Os animais silvestres são como um termômetro para sinalizar como está a saúde de nossos ecossistemas; o projeto em parceria com a Vale, apresenta melhores condições para a estadia dos animais, valoriza a função técnica e acadêmica e aprimora a capacidade de recepção do publico, aproximando a sociedade maranhense do seu trabalho; todos sabem as dificuldades que o país apresenta, todos sabem que os orçamentos estão minguados, e, eles  não apresentam as verbas suficientes para que a gente possa promover adequadamente uma política de sustentabilidade. Portanto, a busca de parcerias é um caminho adequado que foi encontrado pelo nosso ministério” destacou o ministro, José Sarney Filho.

A respeito da doação de madeiras retiradas ilegalmente apreendidas pelo IBAMA, o ministro  ressaltou que o desmate ilegal de nossas florestas acaba tendo um efeito colateral positivo, sendo revestido em benefício para a sociedade.

Confira o convite recebido pela Prefeitura de Caxias: