O tratamento e o uso racional da água foram temas de uma palestra educativa promovida hoje (07/06), pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias na escola estadual Santos Dumont, no bairro Seriema. A atividade faz parta da programação da semana do meio ambiente que começou na segunda-feira (05) e segue até o próximo sábado (10).

A palestra faz parte de um projeto desenvolvido em várias fases que reuniu docentes das disciplinas de geografia, química e biologia juntamente com os alunos, que começou ainda no mês de março. “A ideia era elaborar junto com os alunos diversas ações de preservação do meio ambiente, e a primeira delas foi a visita às estações de tratamento de água e esgoto do SAAE para que eles pudessem entender o processo de tratamento da água e se tornassem multiplicadores desse conhecimento”, explica o professor Antônio Deusdete Ferreira, um dos organizadores do projeto.

E aqueles alunos que não acompanharam a visita às estações do SAAE puderam acompanhar de perto, durante a palestra educativa, todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água realizado pela Autarquia. “O objetivo maior dessa atividade é conscientizar as futuras gerações da importância que é tratar e fazer chegar essa água tratada na casa de cada família caxiense. Um processo longo que envolve várias etapas – desde a retirada da sujeira por meio dos filtros e decantadores, passando pela correção de PH ao acréscimo de flúor e desinfectação até a reserva e distribuição”, reforça o palestrante Edson Mauro, coordenador de produção e qualidade do SAAE/Caxias.

Para a estudante Eduarda Marília, de 15 anos, a manhã foi muito interessante. “Pra mim foi muito interessante ouvir e ver por meio de imagens, todo o processo pelo qual a água passa antes de chegar até a minha casa. Eu nem tinha noção de tudo isso, mas depois dessa palestra vou passar a mudar hábitos e evitar o desperdício desse bem tão precioso que é a água”.

Também para o estudante David Silva, que cursa o primeiro ano do ensino médio, a manhã foi de muito aprendizado, principalmente sobre como evitar o desperdício da água e dar mais valor. “A gente pode fazer a nossa parte, se eu fizer pequenas mudanças em casa, na hora de utilizar a água, principalmente para as atividades do dia a dia, e assim, ajudo também os meus familiares a usarem a água de forma mais consciente, evitando o desperdício”.

A palestra educativa é mais uma ação do SAAE de compromisso com o meio ambiente. Somente este ano, cerca de 100 alunos já passaram pelas estações de tratamento de água e esgoto da Autarquia, visitando, conhecendo, e aprendendo a cuidar de forma consciente da água que chega a casa deles.

“Temos o compromisso com a preservação ambiental e isso começa na educação, na conscientização das novas gerações, a gente investe nisso, promovemos ações para potencializar essas práticas. E assim, mostramos para a população que ter água potável em casa envolve custos e muitos processos, por isso precisamos sensibilizar cada pessoa para saber usar de forma racional, e evitando o desperdício”, enfatiza o diretor administrativo e financeiro do SAAE, Arnaldo de Arruda Oliveira.

Confira mais fotos da ocasião:

Palavras chaves: , , , ,