Com o tema “Saneamento público municipal: um caminho para o Brasil” começa na próxima segunda-feira (19/06) um dos maiores eventos anuais de saneamento da América Latina, o 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços de Saneamento). O encontro acontece até o dia 22 de junho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), reunindo participantes de todas as regiões do Brasil.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias e também engenheiro, Arnaldo de Arruda Oliveira e o coordenador administrativo, Vinícius Marques, participarão do evento que inclui palestras, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias, visitas técnicas e feira de saneamento básico com mais de 50 estandes.

Para o diretor Arnaldo de Arruda Oliveira, que é especialista em engenharia de saneamento básico e meio ambiente, é grande a expectativa para o congresso visto que é um dos mais importantes eventos de saneamento do país. “Esse congresso é uma grande possibilidade para nós do SAAE de Caxias trocarmos experiências e acompanhar de perto as novas tecnologias da área, além, do contato com autoridades e estreitar possibilidades para novos investimentos no setor de saneamento público”, explica.

Participarão do congresso os principais especialistas do setor de saneamento básico, gestores públicos, representantes do Governo Federal, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e de organizações não governamentais. O destaque da abertura ficará a cargo do assessor responsável pela água e saneamento da Organização das Nações Unidas (ONU), Léo Heller, que abordará o tema como direito humano fundamental durante a conferência magna do Congresso.

O diretor Arnaldo de Arruda participa ainda como coordenador de um dos paineis do evento: “Gestão de resíduos especiais e logística reversa”, que vai ser realizado no dia 22 de junho.

Em Campinas, o Congresso marca os 10 anos de criação da Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/2007), que assegurou aos municípios a titularidade dos serviços, apresentando diretrizes para a universalização do acesso aos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

Palavras chaves: , , , ,