A Prefeitura de Caxias-MA por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, abriu a Vila Junina no São João que a gente quer, na noite da última sexta-feira (23/06). A segurança está reforçada, as pessoas são revistadas logo na entrada. Além do apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Segurança Particular, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também estará presente e durante as sete noites do evento.

A primeira atração a subir no tablado montado para as apresentações culturais foi a quadrilha Tamarineiro do Cangaço Mirim; em seguida, foi a vez do boi Bezerro de Ouro; logo depois, se apresentaram, Reisado Encanto da Terra; Baião das Mulheres da Trizidela e a grande atração tradicional de Caxias, o Bumba Boi Canário Verde.

“Estamos felizes porque é o quarto ano que a gente participa. Queremos agradecer a Deus em primeiro lugar, ao nosso secretário de cultura, Arthur Quirino e o nosso prefeito, Fábio Gentil”, agradeceu Rafael dos Santos, coordenador do Reisado Mirim.

“Graças a Deus nós temos o nosso espaço na cidade de Caxias, inclusive na próxima segunda-feira estaremos na capital São Luís representando a nossa cidade”, expressou Francisca Rejane, coordenadora do Boi Canário Verde.

Ao chegar à Vila Junina, o prefeito Fábio Gentil fez questão de agradecer e cumprimentar as pessoas que são responsáveis pela garantia da alegria das famílias que foram prestigiar as atrações. Em seguida o prefeito declarou aberto oficialmente o São João que a gente quer, ao lado da sua equipe.

“A família caxiense está de volta para prestigiar o São João. É um sinal que as pessoas vão ter uma festa segura, uma festa que mostra a nossa cultura local. O grupo que faz a cidade que a gente quer está incumbido do propósito de juntos oferecermos a população de Caxias e aos visitantes o que a cidade tem de melhor. A valorização da cultura local e regional é importante porque a gente mostra a todo Brasil que Caxias pode ser um polo de turismo” disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

“Trabalhamos para fazer um dos melhores São João do Maranhão, trabalhamos para isso, nos preparamos para isso, criamos todo um diferencial, trouxemos para cá um mini museu com um pouco da nossa história, temos um espaço do tambor de crioula, a gente fez algo para que as pessoas tivessem esse contato com as coisas do interior realmente. A gente começa hoje o São João que a gente quer”, disse o Arthur Quirino, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“A gente ver muita dedicação da equipe da cultura de valorizar as tradições locais com os diversos tipos de brincadeiras, tentando agradar a todos os gostos. E você vê a cultura sendo valorizada e resgatada. Esse é mais um passo no caminho que a gente quer. Quero convidar toda a nossa população para conhecer o nosso arraial, é um arraial que tem muita segurança, toda estrutura, comida, suporte e as condições para que a população possa se divertir na cidade de Caxias”, ressaltou Paulinho, vice-prefeito de Caxias-MA.

No palco principal, o cantor caxiense Jhonny Casa Nova apresentou um tributo à música maranhense.

“O maranhão é muito rico. O Maranhão não precisa importar tantos ritmos, temos ritmos nativos maranhenses. Nós temos tudo de bom para fazer um bom trabalho. É legal a gente enaltecer nossa terra”, disse Jhonny Casa Nova, cantor caxiense.

Fechando a noite, o público acompanhou a apresentação da banda caxiense que ganhou projeção nacional recentemente, Skema 10. O vocalista Badyo, lembrou que o show em Caxias foi ainda mais especial porque aconteceu no dia em que ele completou 45 anos de vida e 7 anos da banda Skema 10.

“Hoje no dia do meu aniversário votamos a Caxias, quero agradecer de coração a Prefeitura Municipal de Caxias na pessoa de Fábio Gentil. Estou muito feliz e para mim, hoje é um dos melhores dias da minha vida, comemorar e tocar na minha cidade, onde o Skema 10 nasceu”, falou Badyo, vocalista da Banda Skema 10.

O São João que a gente quer segue até o próximo dia 29 de junho. O prefeito Fábio Gentil fez questão de deixar um convite a toda a população caxiense.

“Nossa segurança está muito eficaz, os policiais militares, bombeiros e as demais forças de segurança. Então venha para cá, traga sua família e seus filhos, aqui tem o São João que a gente quer”, convidou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: