A terceira noite do São João que a gente quer no último domingo (25/06), mostrou um pouco das diversidades culturais do Maranhão.

Três quadrilhas juninas passaram pelo tablado: Os Pimentinhas, Quadrilha 100 Futuros e a Quadrilha Venenosa. Também, da cidade de Caxias, se apresentou o Boi Brilho da Alegria; criado há seis anos, a coordenação do bumba boi levou 55 crianças e adolescentes dos bairros Ponte e Campo de Belém para se apresentarem.

“Eu dancei por 10 anos em bumba boi então, quando eu saí do grupo eu fui convidada para montar um bumba boi numa escola, na Emília Costa, e agora eu trabalho nos bairros reunindo crianças de toda a redondeza continuando a nossa cultura”, Rayara Rejane, coordenadora do Boi Brilho da Alegria.

Do Município de Santa Inês, a Companhia de Dança Estrelar exibiu com seus dançarinos aproximadamente dez coreografias diferentes intercaladas por números acrobáticos. O grupo tem três anos de existência e conta com 48 integrantes.

“Nós temos diversos profissionais que trabalham com a gente, temos figurinistas, dançarinos, coreógrafos que fazem esse trabalho bonito para que os meninos e meninas estejam preparados para fazer uma boa apresentação” disse David Maranhão, coordenador da Companhia de Dança Estelar de Santa Inês.

A atração regional mais esperada foi o Boi de Axixá com 58 anos de história. Os 90 integrantes entre índias, bois e vaqueiros campeadores apresentaram a principal manifestação cultural do Maranhão. O ritmo contagiante envolveu o público. O prefeito Fábio Gentil e a primeira dama Letícia Mabel juntamente com os secretários de governo também entraram na brincadeira.

“É um trabalho árduo, difícil preparar todos os jovens para que estejam se apresentando a cada ano, mas a gente faz por amor à nossa cultura. Nós estamos passando pelos principais arraiais do Maranhão levando a cultura do nosso Estado”, explica Leila Naiva, presidente do Boi de Axixá.

“A cultura do nosso estado está sendo valorizada, vemos as pessoas, as famílias prestigiando o São João que a gente quer. Hoje nós trouxemos o Boi de Axixá que é o símbolo maior da nossa cultura, nós podemos perceber que as pessoas também estão valorizando”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Nós vemos a nossa cultura sendo valorizada no São João que a gente quer e ficamos felizes com todas as atrações que vemos se apresentar aqui”, disse Letícia Mabel, primeira dama.

“A ideia é trazer para Caxias tudo que o Maranhão oferece. É mais difícil as pessoas saírem daqui no São João e irem para São Luís. A ideia do prefeito é trazer toda essa estrutura para Caxias”, ressaltou Arthur Quirino, secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Para fechar a noite, no palco principal mais duas atrações: Carlos Henrique e a banda cearense Seu Menino que conta contagiou o público. No palco, eles apresentaram uma mistura de ritmos.

“No período de São João, a quantidade de shows chega a dobrar, mas a gente consegue dá conta e trazer muito arrasta pé. Nós fazemos uma mistura bem pra cima, nós trazemos uma batida envolvente”, afirmou Renatinho, Banda Seu Menino.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , , ,