Na última terça-feira (11/07), aconteceu uma degustação dos alimentos adquiridos para alimentação escolar na U.I.M Paulo Marinho. O objetivo foi verificar a qualidade das refeições que serão oferecidas no cardápio escolar dos estudantes caxienses.

A ideia foi sugerida pela secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, à responsável pela alimentação escolar, a nutricionista Lícia Pinheiro. Para a secretária da pasta, o momento realizado é um diferencial na forma de preparação dos alimentos.

“Ao participar de um evento, percebi a importância da degustação de alimentos, como as pessoas sugeriam determinadas formas criativas de preparo dos pratos culinários e como melhor aproveitar os alimentos. É importante trazer pessoas de diversos setores sociais para participarem dessa degustação para comprovarem que a comida oferecida aos alunos é de boa qualidade e que todos podem saborear prazerosamente”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A nutricionista Lícia Pinheiro, responsável pela alimentação escolar, ressaltou que “a ideia engrandeceu o setor de nutrição, pois dessa forma, podemos comprovar que nossas manipuladoras de alimentos são muito competentes e que podemos utilizar de forma mais criteriosa e diversificada os pratos com os produtos que o Governo Federal nos sugere”.

Todos os pratos preparados contam com alimentação balanceada e saudável, seguindo as orientações nutricionais.

Participaram da degustação membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, pais, professores, alunos, dentre outros. Segundo o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Antônio Ferreira Assunção, a iniciativa foi bastante louvável.

“Essa iniciativa é boa, nunca tivemos espaço em outras gestões, isso torna essa atuação da SEMECT diferenciada. A fiscalização tem que ser constante para que não caia a qualidade dos alimentos oferecidos às escolas”, ressaltou Antônio Ferreira Assunção, presidente do Conselho de Alimentação Escolar.

Antônio Assunção, presidente do Conselho de Alimentação Escolar

Os alunos que participaram aprovaram a alimentação, para eles, os pratos degustados assemelham-se aos que são preparados em suas casas.

“Verdadeiramente a comida tem um gosto bom, melhorou muito, meu filho quando chega em casa avisa: mãe, comi na escola e estou satisfeito; isso mostra que há hoje uma preocupação não só com o sabor como também com o valor nutricional e com a saúde do aluno, o que é de suma importância” Irleide Viana, mãe de aluno.

Confira mais fotos da ocasião:

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , , ,