Desde 2015, o Centro de Oncologia de Caxias está com uma estrutura pronta para funcionar, mas para isso depende do apoio integral do Governo do Maranhão por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

Desde início da sua administração, o prefeito Fábio Gentil tem buscado incansavelmente a sensibilização do Governo Estadual e Federal sobre a importância do funcionamento do Centro da referida unidade de Saúde.

O prefeito Fábio Gentil esteve recentemente em Brasília onde junto a bancada de deputados federais, maranhenses e prefeitos, levou o caso ao ministro da Saúde que se mostrou sensível a causa do Centro Oncológico de Caxias.

“Nós, aqui em Brasília, reivindicamos uma saúde melhor para o Maranhão e mostramos a necessidade do Centro de Oncologia para a região sensibilizando o ministro da Saúde. Ele disse que vai analisar, com isso saímos daqui com bons frutos plantados, e tenho certeza que iremos colher esses frutos em benefício do nosso povo” destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

Após o empenho do prefeito Fábio Gentil, buscando diálogo com o Governo do Estado, uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde esteve em Caxias conhecendo toda a estrutura do Centro de Oncologia, bem como o Hospital Geral Municipal (HGM). O procedimento é necessário para o devido credenciamento da unidade de saúde, que passará a ser mantida integralmente pelo Governo do Maranhão, atendendo pacientes oncológicos não só de Caxias, como também de todo o leste maranhense.

A equipe técnica foi recebida e acompanhada pela diretora geral do HGM, Maria do Rosário, e também pela secretária Municipal de Saúde, Socorro Melo, juntamente com sua equipe.

“A equipe do estado veio fazer a inspeção e conhecer as instalações e equipamentos para logo depois a UNACON ser habilitada; o acordo que o estado fez com o município foi consolidado, e a previsão que o estado nos deu é que a partir de agosto estaremos funcionando. O próximo passo é que após seis meses teremos a habilitação a nível federal” destacou Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde.

O prédio da UNACON (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia) de Caxias, dispõe de 20 poltronas para quimioterapia, farmácia, consultórios médicos, sala de serviço social, bancada de atendimento de enfermagem na área de poltronas e 16 leitos de enfermagem, sendo a unidade anexa ao Hospital Geral Municipal Gentil Filho.

Confira mais fotos das instalações da UNACON:

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , , , ,