O Conselho Municipal de Assistência Social reuniu seus integrantes na manhã da última quinta- feira (13/07), na Secretaria dos Conselhos, no Centro de Caxias. A reunião é preparatória para a Conferência Municipal de Assistência Social que acontece nos próximos dias 20 e 21 de julho.

A abertura será no auditório da UEMA às 19h do dia 20, e os trabalhos seguem durante todo o dia 21 no Centro de Treinamento João Paulo II. Participam do conselho representantes do poder público e da sociedade civil.

“A reunião de hoje é especial porque nós temos em breve, dia 20, uma Conferência Municipal. Já fizemos as pré-conferências que foram um, em alguns lugares realizamos em escolas por causa da demanda muito grande de pessoas. As pré-conferências foram realizadas tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A reunião de hoje é um planejamento para que tudo dê certo, para que possamos fazer tudo direitinho, organizado e bem planejado. Queremos destacar também que apresentamos ao conselho algumas solicitações, fizemos 42 solicitações, propostas ao Governo Federal, que a cada quatro anos abre o co-financiamento. Até o momento nenhuma retornou, o que significa que estão bem embasadas. Agora vamos aguardar, nós propomos a construção de todos os nossos equipamentos para deixarmos de utilizar os recursos do Governo Federal em aluguéis, além da alta complexidade. Nós dependemos da ação do Governo Federal, aguardamos um retorno favorável”, explica Profº Chiquinho, secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Várias propostas serão avaliadas, votadas e em seguida, encaminhadas para a Conferência Estadual que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro e  também para a Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2017.

“Nós estamos avaliando as pré-conferências que aconteceram em nossa cidade e município, onde a comunidade esteve presente, e vamos levar para a conferência municipal. Aqui nessa reunião nós estamos também preparando a Conferência Municipal. Nessas pré-conferências foram pessoas que são assistidas que colocaram suas propostas, elas sabem o que precisa e o que precisa ser melhorado. No dia da Conferência Municipal várias propostas ainda vão surgir. Esse é o nosso objetivo como sociedade civil, como comunidade de Caxias, melhorando a política da assistência social” destacou Maria Júlia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,