No próximo domingo (23/07), o Prefeito Fabio Gentil inaugura a Feirinha da Gente, que acontecerá todos os domingos no horário de 08h as 15h na Praça Vespasiano Ramos, Largo da Igreja São Benedito, no Centro de Caxias.

Praça Vespasiano Ramos

A Feirinha traz ao consumidor produtos agroecológicos a preço acessível, oriundos do projeto de Agricultura Familiar. Haverá também várias barracas para comercialização de artesanato local, como por exemplo, peças criativas produzidas por artesãos da “Princesa do Sertão”. Outra novidade são as barracas de gastronomia, onde se poderá consumir o melhor da culinária caxiense. As atrações musicais ficarão por conta de bandas, grupos, cantores locais e grupos folclóricos que se apresentarão durante o evento. Além disso, haverá exposição de artes plásticas, literárias e apresentações culturais. A organização garante que uma das dicas interessantes é tomar o café da manhã ou almoçar com a família no local, já que será grande a variedade de quitutes disponíveis.

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Caxias, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Santos, secretária da Mulher, Taniery Cantalice e o Prefeito de Caxias, Fabio Gentil ao lado de peças artesanais expostas em seu gabinete.

O evento contará também com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Indústria e Comercio; Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; da Academia Caxiense de Letras e do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), através da regional de Caxias, por meio do gerente César Guimarães e do seu gestor de projetos, Stenio Pinheiro.

A intensão é dinamizar a região. A Praça Vespasiano Ramos será um ponto turístico e também um ponto de encontro para as famílias caxienses. Um local agradável, seguro e de fácil acesso, onde se possam saborear os pratos da nossa culinária, ouvir boa música e assistir apresentações folclóricas. Haverá também produtos da agricultura familiar direto do produtor rural para comunidade.

“A Feirinha da Gente será mais uma possibilidade de lazer para as famílias aos domingos, e logo se tornará uma tradição em Caxias”, afirma o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Estamos alinhando estratégias para realização da Feirinha que vem com a proposta de estimular a comercialização de produtos agrícolas, artesanais e gastronômicos produzidos no município. O artesanato é uma solução prática e rápida para se gerar um complemento de renda, frente ao momento econômico que o país atravessa, e Caxias é rica em talentos, queremos transformar o fruto destes talentos em renda para estes artesãos”, afirma Fernando Santos, secretário Adjunto de Turismo e idealizador do projeto.

“Além de movimentar o Centro Histórico, a Feirinha da Gente vai contribuir para aumentar a renda dos artesãos, quituteiros e produtores da agricultura familiar de Caxias. Treinamentos e capacitações constantes também fazem parte do projeto. É um processo dinâmico, estaremos acompanhando os profissionais envolvidos na Feirinha com outros cursos de capacitação ao longo do projeto”, explica Taniery Cantalice, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que vem realizando cursos de capacitação com artesãos e quituteiros de Caxias que participarão do evento.

Reunião da comitiva organizadora do evento: Expedito Motta, coordenador de Indústria e Comércio; secretário Adjunto de Turismo, Fernando Santos; representante da Igreja de São Benedito, padre Ribamar; secretária da mulher, Taniery Cantalice; assessor executivo, Renato Menezes; assessor do Gabinete do vice- prefeito Paulinho, Carlos Ximenes; gerente regional do SEBRAE em Caxias, César Guimarães; gestor de projetos do SEBRAE, Stenio Pinheiro; instrutora de cursos do SEBRAE, Debora Oliveira e o diretor administrativo do Balneário Veneza, Antonione Santos.

A Feirinha da Gente conta com o apoio do SEBRAE que vai ofertar cursos de capacitação para os participantes do evento nas áreas de atendimento, vendas e gestão financeira. Produtores rurais, quituteiros e artesãos da cidade de Caxias vão passar por uma série de cursos que visam o aperfeiçoamento de técnicas empreendedoras.

No primeiro encontro para organizar o evento, o grupo discutiu sobre as etapas do projeto que incluiu o levantamento e cadastro de produtores e artesãos, estrutura física, cursos e oficinas dentre outros processos. O SEBRAE será responsável pela capacitação dos feirantes, levando a eles cursos da área de atendimento, vendas e gestão financeira.

“O SEBRAE vai oferecer capacitações aos feirantes, mostrando as melhores formas de empreender e assim gerar lucros significativos para os seus negócios. Além disso, quando dispomos esses tipos de treinamentos, estamos também proporcionando ao público da Feirinha um serviço diferenciado, uma vez que receberão um atendimento de qualidade, voltado especificamente para esse tipo de ação”, explicou o gerente regional do SEBRAE em Caxias, César Guimarães.

“Primeiro promovemos um Carnaval de resgate de tradições, que foi um sucesso, depois um São João com grande participação popular, e agora a Feirinha da Gente, um evento semanal que assim como os outros eventos da Prefeitura de Caxias, têm focado no lazer da família com segurança e conforto”, afirma Arthur Quirino, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Tursimo e Juventude.

Reunião com o vice-prefeito Paulinho sobre a Feirinha da Gente.

Palavras chaves: , , , , ,